CNA participa de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública
Reunião foi realizada na sexta (15), em Florianópolis (SC)
Brasília (15/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (15), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Florianópolis (SC), para tratar sobre segurança no campo.
O consultor de segurança da CNA, Rodney Miranda, fez uma apresentação aos secretários com um panorama do trabalho realizado pela Confederação relacionado às questões de segurança no campo.
Ele falou sobre o que a CNA tem feito nos últimos anos, além de novas plataformas e proposições, como a formalização de uma parceria entre os órgãos de segurança e os produtores rurais para a melhoria da segurança no campo brasileiro.
Miranda destacou que a proposta de formalização de uma parceria teve apoios dos secretários de segurança pública presentes no encontro. Para Miranda, a troca de experiências sobre a situação nos Estados é importante para difundir iniciativas bem-sucedidas para conter a criminalidade no meio rural.
Em uma possível parceria, o consultor da CNA citou o repasse de informações das secretárias estaduais de segurança pública, via Consesp, para o monitoramento de crimes contra o agro e qualificação das informações, por meio de uma central de inteligência para questões fundiárias da CNA.
Estudos – Os estudos de criminalidade no campo do Sistema CNA/Senar, entre 2018 e 2022, apontam algumas constatações como a invisibilidade, por parte do poder público e da sociedade, em relação à situação de insegurança dos produtores rurais do Brasil.
“Os dados relativos aos crimes comuns ocorridos nas regiões rurais brasileiras são insipientes, com ausência de estruturas policiais especializadas e diferenciação de crimes rurais e crimes contra o agro”, destacou.
Durante a reunião, Miranda também apresentou a plataforma de denúncias anônimas contra a invasão de terras. O objetivo da plataforma é estabelecer um canal direto com o produtor e qualificar o monitoramento de invasões de terras, com a validação pelos sindicatos e federações.
“A CNA defende a segurança jurídica dos empreendimentos agropecuários e a paz no campo, além da garantia do direito de propriedade, pois é a base para o produtor rural brasileiro trabalhar com tranquilidade e segurança jurídica”, explicou.
De acordo com o consultor, todas as denúncias serão validadas pelas Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária e pelo respectivo sindicado rural do município afetado.
O Consesp reúne todos os secretários de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Durante o encontro, foram realizados debates e deliberações sobre pautas de alcance nacional. O Conselho também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.
A CNA participará da próxima reunião do Consesp, prevista para maio, em Brasília (DF), onde será discutida a proposta de formalização de parceria.