Logo CNA

Paraná

Sindicatos do PR se preparam para emitir GTA
GTA

11 de março 2019

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicatos rurais espalhados por todo o Paraná se preparam para começar a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), fazer registros de vacinação e emitir boletos a produtores rurais. Antes, esses serviços eram prestados apenas pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e órgãos municipais. Com a atuação da FAEP, agora os sindicatos também poderão executar esses procedimentos, graças a um termo de colaboração, firmado entre a Federação e a Adapar, em 2018, e que começa a ser implementado agora.

O primeiro passo para operacionalizar o processo é a assinatura do termo de adesão entre FAEP e o sindicato rural. Ao todo, 61 entidades já enviaram os documentos à Federação e aguardam o próximo passo: o treinamento de colaboradores realizado pela Adapar. Cada entidade sindical habilitada irá disponibilizar colaboradores para passar por essa preparação.

A qualificação será realizada no próprio sindicato rural, pelos fiscais das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (Ulsas) da Adapar responsáveis pelo município. O sistema de treinamento da Agência está em fase final de preparação e as capacitações passam a ocorrer ainda no mês de março.

De acordo com o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, a prestação de serviços pelos sindicatos rurais já é um destaque em todo o Estado e, a partir dessa nova possibilidade, será ainda maior. “Temos que considerar o fato de que muitas vezes o produtor não tem o serviço da Adapar no município. A mudança vai tornar mais fácil obter documentações necessárias para a atividade agropecuária, deixando mais tempo para os produtores investirem em suas tomadas de decisões”, observa.

Para Guilherme Souza Dias, técnico do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, a parceria configura uma medida positiva não só aos produtores, mas também à cadeia produtiva, que ganha em agilidade. “A medida figura como mais uma oportunidade para a prestação de serviços pelos sindicatos rurais e consolida a participação do setor privado em ações de vigilância delegáveis”, completa.

Serviço

Os sindicatos rurais que ainda não assinaram o termo de adesão para a prestação dos novos serviços ainda podem manifestar o desejo de inclusão. Para isso, basta responder ao ofício enviado pela FAEP e preencher o termo, informando qual é a instituição em questão, o município de abrangência e o colaborador a ser capacitado. Para tirar qualquer dúvida, basta entrar em contato com o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7958.

Clique para ler mais informações

Matérias Relacionadas