Logo CNA

Paraná

Faep e Adapar renovam convênio para emissão de GTA nos sindicatos rurais
Parceria Adapar GTA

Mais de 85 entidades sindicais podem emitir documentação obrigatória para transporte de animais

21 de março 2024

Por: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR

Fonte: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR

O Sistema FAEP/SENAR-PR e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) renovaram, nesta terça-feira (19), o convênio que permite que os sindicatos rurais do Paraná possam emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) . O documento é obrigatório para o transporte de animais entre estabelecimentos e eventos agropecuários, dentro e fora do Estado. A documentação vale para animais de vocação comercial, incluindo caixas de abelhas e ovos férteis, com exceção dos “pets”, como cães e gatos. O novo convênio vale por mais cinco anos.

“Esse é mais um serviço que o produtor vai poder continuar fazendo diretamente no sindicato rural. Desta forma, os pecuaristas têm mais facilidade para tirar sua documentação e ganham também o governo do Estado e a Adapar, que vão aproveitar toda a capilaridade do nosso sistema sindical rural para levar esse serviço a todos os cantos do Paraná, sem custo ao poder público”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

"Da mesma forma que que o produtor faz seu Imposto de Renda, o CAR [Cadastro Ambiental Rural] e outros serviços no sindicato rural, a GTA É mais uma facilidade que ele vai encontrar nos sindicatos rurais."

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a capilaridade que o sistema sindical rural tem no Paraná permite otimizar o serviço de emissão da GTA. “A renovação deste convênio atende as nossas diretrizes de parcerias público-privada. Por meio dos sindicatos rurais, o produtor terá acesso ao serviço na sua localidade, inclusive em locais que não temos atendimento”, destacou.

Ronei Volpi, presidente da CT de Bovinocultura da FAEP, Meneguette, Martins e o vice-presidente da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, participaram da assinatura do convênio

A parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Adapar teve início em 2019. Na época, 61 sindicatos rurais assinaram o termo de adesão para a emissão da GTA. Hoje, já são 87 entidades sindicais aptas a emitir o documento, ou seja, mais da metade dos 161 sindicatos rurais do Paraná. Antes, esses serviços eram prestados apenas pela Adapar e órgãos municipais.

Confira o sindicato rural mais próximo e verifique se ele já pode emitir a GTA

Novas adesões

Os sindicatos rurais que ainda pretendem aderir ao convênio e passar a emitir a GTA podem assinar o termo de adesão, informando os municípios que serão atendidos, indicando também o nome do colaborador responsável por emitir as guias, que terá que passar por um treinamento do governo do Estado. A qualificação será realizada no próprio sindicato rural, pelos fiscais das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (Ulsas) da Adapar responsáveis pelo município.

Para tirar qualquer dúvida, basta entrar em contato com o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7958.

Matérias Relacionadas