Logo CNA

Setor leiteiro e parlamentares apresentam demandas ao presidente do Senado
Whats App Image 2023 11 01 at 13 30 17

Encontro aconteceu na quarta (1º), em Brasília

1 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (01/11/2023) – Entidades representantes do setor leiteiro e parlamentares se reuniram, na quarta (1º), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para apresentar as principais demandas da atividade para conter os prejuízos à produção nacional.

Participaram do encontro a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

Os principais pleitos do setor incluem, principalmente, o fim das importações de leite em pó subsidiado da Argentina. O setor defende medidas compensatórias diante dos impactos negativos causados à produção brasileira e os produtores nacionais com a prática desleal de comércio.

Pacheco se mostrou sensível às demandas do setor e se comprometeu a levar um documento com as propostas à Presidência da República, que será elaborado pela FPA. O presidente da Frente, deputado Pedro Lupion, esteve na reunião, juntamente com o deputado Zé Vitor (PL-MG).

“Viemos trazer as nossas preocupações, que foram expostas no 2°Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite. E o senador Pacheco ficou de encaminhar nossos pleitos para sensibilizar o governo”, relatou o assessor técnico da CNA, Guilherme Dias.

Nos últimos 13 meses, as importações de leite em pó aumentaram 370%, se mantendo acima de 150 milhões de litros por mês. A estimativa para outubro deste ano é de que supere os 200 milhões de litros. Mais de 98% do leite importado pelo Brasil vem da Argentina, Uruguai e Paraguai.

De janeiro a setembro deste ano, o Brasil importou 1,5 bilhão de litros, superando todo o volume internalizado de 2022. Há uma estimativa de as importações dos produtos alcançarem volume recorde de 2 bilhões de litros.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Pedro Gontijo / Presidência Senado
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas