Logo CNA

Minas Gerais

Serro e Curvelo recebem projeto piloto Mobilizar Bem, com foco na gestão com qualidade

22 de fevereiro 2019

Por: SENAR MINAS

Engana-se quem pensa que gestão com qualidade é conceito apenas no mundo dos negócios. O termo é adotado, também, com foco no aperfeiçoamento dos processos e melhoria contínua dos serviços, utilizando-se de ferramentas específicas de planejamento. E no meio rural não é diferente.

Com o objetivo de capacitar os mobilizadores das entidades cooperadas junto ao Senar Minas , qualificar ainda mais a demanda do mercado de trabalho rural e necessidades das comunidades do campo, otimizando a aplicação dos recursos financeiros para realização dos cursos gratuitos da entidade, o projeto Mobilizar Bem traz uma nova proposta de trabalho para 2019.

O programa piloto foi desenvolvido inicialmente no Serro, para as mobilizadoras do município e de Curvelo, nos dias 11 e 12 de fevereiro. De acordo com o assessor de planejamento do Senar , Celso Furtado Junior, a intenção é dar ferramentas ao mobilizador para facilitar seu trabalho de levantar as reais necessidades do mercado de trabalho rural e comunidades, tendo como variável principal o conhecimento de quem vive o dia a dia do agro nos municípios, levando cursos e treinamentos cada vez mais relevantes para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, lideranças, técnicos e empresários ligados ao agronegócio. “Dessa forma, estaremos aproximando ainda mais dos nossos clientes, proporcionando resultados transformadores e maior efetividade na aplicação de recursos”, explicou.

“Achei interessante o desejo do Senar de aplicar a metodologia DPR (Diagnóstico Rápido Participativo). Já trabalhei com a ferramenta em outras instituições mas foi há algum tempo. Para a mobilização é uma ferramenta importante de trabalho. Acredito que seja a oportunidade levantar demandas de forma participativa, onde as comunidades identificam suas prioridades e nós, mobilizadores, podemos atender de maneira assertiva seus anseios”, contou Janaina Rodrigues, mobilizadora dos cursos do Senar , pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo.

Segundo Mírian Barbosa, Assessora Pedagógica do Senar , a primeira comunidade a receber o piloto foi Ribeirão. Os cursos com potencial para “fazer a diferença” nesta localidade já farão parte do planejamento de 2020. “Não esperamos atingir, de imediato, 100% dos mobilizadores, mas a expectativa é que, ao final do triênio, todos estejam envolvidos nesse projeto, levando melhorias reais para o homem do campo”.

Na foto, a partir da esquerda e em sentido anti-horário: a gerente regional do Senar em Sete Lagoas, Ciane Pereira; o presidente do SR de Serro, Roberto de Castro; a mobilizadora de Serro Luciana dos Santos, e Janaina Rodrigues, de Curvelo; Celso Furtado Jr., assessor de planejamento do Senar; Mírian Rocha, assessora pedagógica. Em pé, a instrutora Maria Tereza Gazzinelli Porto

Luciana Lopes, mobilizadora do município de Serro, já prevê resultados positivos dessa ação integrada. “É o momento de escutá-los e a possibilidade de criar soluções em conjunto porque a comunidade se sente corresponsável uma vez que se envolve em todos os processos: do levantamento dos problemas locais, às possíveis soluções e avaliação, nos permitindo refletir se realmente estamos no caminho certo”.

O próximo passo, segundo Celso Furtado Junior, é fazer as correções necessárias do conteúdo e metodologia, acompanhar nova experiência e, em seguida, fazer o repasse do programa para os mobilizadores das Entidades Cooperadas, implantando o Mobilizar Bem em todas as regiões do Estado.