Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC promove curso de Inseminação Artificial em Rio Fortuna
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna, no Sul do estado

13 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) promoveu, recentemente no Cedup, em Rio Fortuna, o curso de Inseminação Artificial em Bovino de Santa Catarina. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna, no Sul do estado.

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Milton Nemeceh, com o objetivo de preparar os produtores para aplicarem a inseminação, visando o melhoramento genético. Foram treinados 10 produtores para que possam fazer a inseminação no rebanho de sua empresa rural e também atender as propriedades que ainda não dispõem desse serviço, ou seja, para atuarem como multiplicadores do método.

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica de reprodução na qual o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca por meio de instrumentos específicos. Trata-se de uma técnica que revolucionou o campo da reprodução e o melhoramento genético animal e representa um dos principais métodos utilizados na pecuária bovina.

“Capacitações como essa são fundamentais para baixar o custo no momento de dispensar a manutenção de um touro na propriedade, para encontrar material genético comprovado e com custos dentro da realidade de mercado, além de manter uma sanidade de rebanho sob controle permanente”, salienta Nemeceh.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que o curso ocorre em todo o Estado, conforme demandas de cada região, para promover a melhoria da eficiência reprodutiva e do capital genético dos rebanhos bovinos catarinenses. “A inseminação artificial é uma técnica segura e eficaz feita por meio de um procedimento relativamente simples e rápido. O curso é essencial para a qualificação dos produtores, visando que utilizem a técnica de forma segura e eficiente para o melhoramento genético dos rebanhos”.

Matérias Relacionadas