Logo CNA

Senar realiza live sobre prevenção a incêndios em propriedades rurais
Live Incendios Geral EDIT

Debate foi realizado na quarta (15)

16 de maio 2024
Por Senar

Brasília (16/05/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, na quarta (15), a live “Ações de prevenção à incêndios em propriedades rurais”.

O debate foi moderado pelo assessor técnico do Senar, Mateus Tavares, e contou com a participação da assistente técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo), Mariana Senra; do chefe de Divisão de Monitoramento e Combate do Ibama/Prevfogo, Lawrence Nóbrega de Oliveira; e do instrutor da Brigada de Incêndio Florestal do Senar no Mato Grosso, Ramão Corrêa Barbosa.

Mateus Tavares, assessor técnico do Senar Mateus Tavares, assessor técnico do Senar

Na abertura da live, Tavares destacou a relevância da parceria com o Ibama/Prevfogo, que completa nove anos. “O conhecimento técnico do Prevfogo, aliada com a capilaridade do Senar, tem a missão de levar informação para muita gente que precisa desse conhecimento para elaborar planos de prevenção, porque estamos falando de incêndios que trazem prejuízos para o meio ambiente, para a vida humana e animal, mas também pelo aspecto econômico do produtor rural”, ressaltou.

Mariana também falou da importância da cooperação entre as duas instituições. “Temos nessa parceria com a CNA a busca pela união de esforços com o objetivo de agregar o conhecimento especializado do Prevfogo na prevenção e combate aos incêndios florestais, com o trabalho que o Senar desenvolve junto aos produtores ruais em todo o país”, disse.

Mariana Senra, assistente técnica do Ibama/Prevfogo Mariana Senra, assistente técnica do Ibama/Prevfogo

Segundo ela, dentro dessa cooperação, foram feitas capacitações para os produtores rurais e realizadas ações de prevenção dos incêndios florestais.

Oliveira apresentou mapas com informações do Inmet apontando as áreas com alto risco de incêndio em diversas regiões do Brasil. Além disso, mostrou dados e mapas de monitoramento do trabalho realizado pelo Ibama/Prevfogo.

Lawrence Nóbrega de Oliveira, chefe de Divisão de Monitoramento e Combate do Ibama/Prevfogo Lawrence Nóbrega de Oliveira, chefe de Divisão de Monitoramento e Combate do Ibama/Prevfogo

De acordo com ele, as ondas de calor estão relacionadas ao número e a severidade dos incêndios. “O clima está mudando, está ficando mais seco em algumas regiões e isso tem facilitado a propagação de incêndios. Creio que os agricultores e os proprietários rurais têm visto isso, tem se alertado para esse fator de risco muito grande”, destacou o chefe de Divisão de Monitoramento e Combate do Ibama/Prevfogo.

Durante a live, Barbosa falou dos aspectos práticos de capacitação de instrutores da Brigada de Incêndio Florestal do Senar no Mato Grosso. “Vamos até o produtor rural para repassar conhecimento sobre as boas práticas de prevenção de incêndios florestais e informações sobre o combate ao fogo”, explicou.

Ramão Corrêa Barbosa, instrutor da Brigada de Incêndio Florestal do Senar no Mato Grosso Ramão Corrêa Barbosa, instrutor da Brigada de Incêndio Florestal do Senar no Mato Grosso

No final do debate, o assessor técnico do Senar fez uma apresentação detalhada sobre o trabalho realizado na parceria com o Prevfogo. “Temos mais de 6 mil matrículas nos cursos rápidos preparados dentre dessa cooperação, 2.350 pessoas já concluíram o curso completo, lançado em 2023, e formamos 26 instrutores especializados em ações de prevenção de incêndios em áreas florestais”, disse Mateus Tavares.

Assista a live completa no YouTube do Sistema CNA/Senar:

Matérias Relacionadas