Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT e Sindicatos Rurais fazem parcerias para beneficiar comunidades nativas
21072021092604

Por meio do conhecimento, a comunidade visa implantar turismo rural na região.

21 de julho 2021

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm fortalecido comunidades nativas do estado. Em Planalto da Serra foi realizado o primeiro treinamento na Aldeia Sawâpa, da etnia Kura Bakairi. Por meio do conhecimento, a comunidade visa implantar turismo rural na região.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Planalto da Serra, Angelina Benedita Pereira, as demandas estão sendo analisadas para serem inseridas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2022. "Inicialmente fizemos o curso de turismo rural e estamos aproveitando o momento para verificar as demais solicitações e inseri-las no nosso planejamento".

Estefani Quipie Campos Kuiwra, moradora da Aldeia Sawâpa, agradeceu a parceria que vai capacitá-los a apresentarem os potenciais turísticos da região. "A nossa etnia está presente em três municípios e para nós é muito importante, porque vai nos capacitar e nos preparar para novos projetos".

De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Cida Cassiano, o desenvolvimento das comunidades trará melhorias para todo o município. "Nós temos muito potencial turístico e podemos alavancar por meio dessas capacitações. O nível dos treinamentos do Senar-MT é muito bom e acreditamos que esse seja primeiro passo de uma grande mudança para a nossa localidade".

Cooperativa - Ao oeste de Mato Grosso, o Senar-MT e o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis firmaram parceria para ofertar treinamentos para a Coophihanama, uma cooperativa indígena de agricultura familiar. "Fizemos uma reunião inicial para atender esse público que trabalha com lavouras. Futuramente também prevemos a realização de palestras para as demais aldeias", afirmou o supervisor regional do Senar-MT, Rodrigo Garcia.

Matérias Relacionadas