Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT e Sindicato Rural de Tapurah apresentam nova ATeG de bovinocultura de corte
Whats App Image 2024 05 27 at 09 15 43 1

Assistência Técnica e Gerencial atende mais de 980 propriedades, voltadas à bovinocultura de corte, em 48 municípios de Mato Grosso, através de 45 sindicatos rurais

27 de maio 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Em meados do mês de maio, foi realizada reunião no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) de Tapurah, com o presidente do Sindicato Rural do município, Álvaro Galvan, produtores e pecuaristas para validação de um grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para a região.

De acordo com o supervisor da ATeG, Marcelo Nogueira, a ideia é alavancar os negócios e lucrar com a criação de bovinos de corte, onde apresentou detalhes do compromisso com produtores e os serviços prestados pelo técnico do Senar-MT responsável por gerenciar o programa em Tapurah. Na oportunidade, apresentou alguns casos de sucesso de bovinocultores que passaram a integrar o projeto em vários municípios de Mato Grosso.

“Sabemos que a comercialização do bovino de corte, o acompanhamento do mercado e os cuidados essenciais da gestão de porteira adentro mostram o perfil empreendedor dos produtores rurais do estado que almejam maior eficiência e retorno econômico na cadeia de bovinocultura. E a Assistência Técnica e Gerencial tem foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo para avaliar os resultados da aplicação da metodologia”, detalhou Marcelo.

Em Tapurah, a ATeG atenderá 15 propriedades que já trabalham com a bovinocultura de corte e buscam melhores resultados em seu rebanho. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Álvaro Galvan, a entidade já vinha trabalhando há muito tempo junto ao Senar-MT, na busca da implantação deste projeto em Tapurah. “Nós buscamos isso junto ao Senar-MT e o órgão garantiu que a partir de agora teremos um profissional de excelência para nos atender. O objetivo é trazer aperfeiçoamento aos nossos produtores e pecuaristas, pois a tendência que temos atualmente é que os próprios produtores rurais introduzirão a pecuária em suas propriedades para atender a demanda mundial. Essa é a nova realidade do nosso Estado, então sabemos que este projeto fará a diferença na pecuária de corte em nosso município”, disse Galvan.

A ATeG da bovinocultura de corte é a segunda ATeG implantada no município, sendo que já está em andamento desde 2023 a ATeG da piscicultura que atende 30 produtores de peixe no município.

ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT atende mais de 980 propriedades, voltadas à bovinocultura de corte, em 48 municípios de Mato Grosso, através de 45 Sindicatos Rurais.

Selo

Matérias Relacionadas