ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Senar-MT leva qualidade de vida para comunidades rurais com o Saúde no Campo
Whats App Image 2024 11 18 at 16 08 27

Programa tem como missão promover a saúde dos produtores assistidos pela ATeG, trabalhadores rurais e seus familiares

18 de novembro 2024

Por: Ana Frutuoso

Fonte: Ascom Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) inaugurou o piloto do programa Saúde no Campo, idealizado pelo Senar Central. A comitiva de lançamento passou pelos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé, e continuará as apresentações sobre o programa em Jaciara e Cuiabá nesta terça-feira (19). O Saúde no Campo tem como missão promover a saúde dos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), trabalhadores rurais e seus familiares, por meio da estratégia de Visitas Domiciliares Rurais.

Os produtores podem conhecer os técnicos que realizarão os atendimentos e atuarão como mediadores entre os produtores, trabalhadores e suas famílias na utilização de tecnologias como a telessaúde no campo. A demonstração de como o programa vai funcionar no estado foi realizada pela equipe de Promoção Social do Senar-MT, juntamente com os idealizadores do programa, o diretor de Saúde e Promoção Social do Senar Central, Dr. Renilson Rehn, e a coordenadora de Promoção Social do Senar Central, Magali Eleutério

A iniciativa também identifica riscos e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, tanto individual quanto coletiva, para prevenção de doenças, disponibilizando materiais relacionados às doenças mais comuns com orientações e dicas.

Para o diretor administrativo e financeiro da Famato, Robson Marques, é mais uma oportunidade para os mais de 5 mil produtores rurais atendidos pela ATeG. “Entendemos que esse programa é valioso para os produtores atendidos pela ATeG, que busca o desenvolvimento do estado de Mato Grosso tanto economicamente quanto socialmente”, diz Robson.

O gerente de operações do Senar-MT, Caio Souza, ressalta que o acompanhamento em saúde é essencial para as comunidades rurais. “Sabemos da dificuldade que é a saúde em nosso país, e o Senar-MT está aqui para somar. Produtor, este é o momento de cuidar da sua saúde, produzir mais, trabalhar melhor e contribuir com o crescimento do nosso estado”, enfatiza Caio Souza.

De acordo com o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT, Bruno Faria, o programa irá auxiliar os produtores no dia a dia, levando bem-estar até mesmo em lugares distantes. “Muitas vezes os produtores acabam deixando de lado a saúde devido à preocupação com a produção. Assim, o Senar-MT, com o intuito de ir além da parte técnica, está focado na parte social. Abraçamos essa causa e trouxemos para os nossos sindicatos rurais”, explica Bruno.

A coordenadora de Promoção Social do Senar-MT, Aline Oliveira, explica que esse é o começo para tirar as dúvidas dos produtores e iniciar o agendamento das visitas. “Tenho certeza de que esse programa vai atingir seus objetivos. O técnico de enfermagem acompanhará cada produtor e suas famílias no campo, trazendo as demandas para o nosso município, para a Secretaria de Saúde, atendendo a zona rural”, completa Aline.

Além de Mato Grosso, o piloto será realizado nos estados da Bahia e Tocantins.Também participaram da inauguração do piloto o diretor financeiro do Senar-MT, Allan Paulino, e o supervisor da regional de Cuiabá, Rodrigo Gonçalves.

Matérias Relacionadas