Mato Grosso
Notícias
Mutirão Rural realiza mais de 500 atendimentos em inauguração de nova Unidade Móvel de Saúde
Senar-MT inaugurou a nova Unidade Móvel de Saúde do programa Mutirão Rural nos dias 2 e 3 de agosto em Nova Mutum
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) inaugurou a nova Unidade Móvel de Saúde do programa Mutirão Rural nos dias 2 e 3 de agosto, na Escola Agrícola Ranchão, em Nova Mutum. Foram realizados mais de 500 atendimentos nas áreas de saúde, lazer e cidadania.
O novo ônibus é equipado com salas preparadas para atendimentos de saúde, consultas odontológicas e oftalmológicas. A ação também contou com a entrega de 46 óculos. Giuliano Lunkes, um dos alunos do curso técnico em Agricultura da Escola Agrícola Ranchão, aproveitou a oportunidade e ficou surpreso ao descobrir a necessidade de um aumento no grau da visão e saiu do Mutirão com os óculos em mãos.
“Estou muito feliz que o Senar-MT está oferecendo esse suporte para todos, suprindo essa necessidade. Eu realmente não sabia do meu grau, que é bem alto comparado com a última consulta que eu tive, e estou feliz agora em receber essa ajuda”, relatou o aluno.
Durante a ação, os alunos participaram de palestras sobre Alimentação Saudável e Primeiros Socorros, oferecidas pelo Sindicato Rural de Nova Mutum, e sobre Saúde do Homem e da Mulher no Campo, apresentadas pelo Senar-MT.
O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, esteve presente e explicou que o Mutirão Rural conta também com mais um ônibus e um caminhão para que o programa aumente os atendimentos nas comunidades rurais.
“Cremos que, neste ano de 2024, teremos um Mutirão diferente, mas com aquilo que a população rural precisa, que é o atendimento em saúde e outras atividades no meio social. O Senar-MT, além de oferecer capacitação, também possui programas sociais, sendo o Mutirão uma dessas atividades”, disse Fidelis.
Os alunos e familiares da Escola Agrícola Ranchão foram atendidos exclusivamente na sexta-feira (2). Já no sábado (3), o atendimento foi aberto à comunidade, que, além de receber as consultas em saúde, também desfrutaram de palestras educativas, vitrines, cortes de cabelo e oficinas de automaquiagem.