Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Senar/MS na Showtec 2020: a inovação tecnológica revolucionando o agro de Mato Grosso do Sul
2019 Showtec 1278 200121 134612

Feira acontece de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju

22 de janeiro 2020

Por: Vitor Ilis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

O Senar/MS traz para o Showtec 2020 uma programação diversificada. De 22 a 24 de janeiro, em Maracaju, vai promover encontro de jovens sobre inovação no campo, vitrine tecnológica, plantão tira-dúvidas sobre legislação rural, apresentação do programa AgroUp e amplo atendimento aos produtores rurais.

Para o gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua, a feira é uma excelente oportunidade para os produtores se conectarem com as novidades disponíveis no mercado. “Mais uma vez estaremos participando como mantenedores da Showtec. Nos três dias de evento, levaremos ao público instruções sobre as legislações do campo e informações da ATeG Horticultura”, afirma.

Entre os destaques da programação, está o 1º Encontro Jovens da Agropecuária de 2020, que vai debater ecossistema digital na pecuária 4.0 e inteligência artificial, tendo como convidados o analista de tecnologia da informação da Embrapa Gado de Corte, Camilo Carrome, e o especialista em inteligência artificial, Roberto Celestino, com mediação da coordenadora da Comunidade Estadual AgroUp/Senar, Ana Lina Farias.

Por falar em inovação, o coordenador do AgroUp - Rede Nacional de Inovação para Agricultura e Pecuária -, Rodrigo Scalabrini, ressalta que as ações do programa na Showtec serão inteiramente desenvolvidas com envolvimento do público.

“Os jovens vencedores do Design for Agro, evento que apresentou soluções ao campo por meio de startups, realizado ano passado em Dourados, entrarão em contato com os produtores rurais, para que apontem os principais desafios de suas propriedades. A ideia é elencar esses problemas e desenvolver iniciativas para melhorar os resultados”.

Programação

O lançamento da Showtec 2020 será realizado no dia 22 de janeiro, às 8h, no auditório da Fundação MS.

O Encontro dos Jovens da Agropecuária também vai acontecer também no dia 22, às 14h, no auditório da Fundação MS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site senarms.org.br.

Nos três dias de evento, produtores rurais poderão participar da Vitrine Tecnológica de Horticultura e tirar dúvidas sobre legislação no campo.

Potencial Agrícola

O município de Maracaju é o maior produtor de grãos do estado. Segundo dados do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), nos últimos 10 anos a soja cresceu 86 mil do total de hectares, e o milho 110 mil. Na última safra o milho bateu recorde de produção atingindo mais de 1,5 milhão de tonelada em 254 mil hectares de área plantada.

Sobre a Showtec

A Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. O evento é destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS, com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi, e apoio da Febrapdp, Mapa, Embrapa, Fundems, Prefeitura de Maracaju, Governo do Estado, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.

Matérias Relacionadas