Logo CNA

Minas Gerais

SENAR MINAS lança curso “Saúde e Bem Estar do Homem”

8 de novembro 2021

Por: SENAR MINAS

“Saúde e Bem Estar do Homem” é o tema do novo curso oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e apresenta informações sobre a anatomia e fisiologia do homem, saúde mental, saúde social, prevenção de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, violência doméstica familiar, segurança no trânsito e autoconhecimento.

O curso piloto foi apresentado na Fazenda Godinho, em Turmalina, pelos instrutores Raphael Sanzio Versiani, fisioterapeuta, e Kely Batista Lima, enfermeira. O treinamento chega junto com o Novembro Azul, campanha realizada todos os anos neste mês para conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde, especialmente para prevenir o câncer de próstata. Cleberty Ferreira, analista regional do Sistema FAEMG, também acompanhou as aulas.

“No começo, foi um desafio tratar de assuntos como vasectomia e exames de prevenção ao câncer de próstata”, disse a enfermeira. Preparados para essa possibilidade, os instrutores utilizaram a dinâmica “mito x verdade” para começar o bate-papo. “Com essa estratégia, trouxemos informações científicas para linguagens simples e, no decorrer do curso, percebemos que eles já estavam mais soltos. No dia seguinte, tivemos relatos dos participantes implementando algo que aprenderam conosco”, contou Kely.

SENAR MINAS lança curso “Saúde e Bem Estar do Homem”

Prevenção

De acordo com Raphael Versiani, o curso também chegou para quebrar tabus. “Lamentamos que muitas situações ainda existam e impeçam que os homens façam o exame retal. É necessário que o médico urologista verifique o tamanho da próstata, consistência e lesões. No caso de suspeita de câncer, é solicitada a ultrassonografia, que pode ser pedida também junto com a biópsia. A doença pode ser tratada e curada na maioria dos casos”, ressaltou.

Para o instrutor, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem o grande desafio de atrair homens para o curso, mas “tudo será possível por meio das parcerias com fazendas, escolas, mobilizadores e entidades cooperadas”.

“O Sistema FAEMG/SENAR/INAES percebeu uma demanda importante para ser trabalhada. Foram dois dias de treinamentos muito importantes que abordaram temas pouco discutidos entre os homens. O resultado foi positivo e tivemos participação dos produtores e funcionários da fazenda. Com certeza, um sucesso!”, analisou Cleberty Ferreira, analista técnico regional do Sistema FAEMG.

SENAR MINAS lança curso “Saúde e Bem Estar do Homem”

Aprovação

“Um curso muito bom. O homem é mais 'desleixado' que a mulher mas não precisa ser assim. Eu já digo a todos que vale a pena participar” - Walter Cordeiro Silva, 38 anos, participante

“Foi bom demais. Já passamos muitas informações para as nossas famílias. Foi o primeiro curso que participei. Para mim, foi importante falar sobre o câncer de próstata e buscar uma melhoria na minha rotina. É dificil pensar em tirar um tempo para cuidar da saúde, mas é necessário” - Sidney Alves da Silva, 41 anos, participante

“O Sistema FAEMG/SENAR/INAES sempre nos atendeu muito bem e colabora com atividades na fazenda. Eu parabenizo a todos pelo trabalho e agradeço pelo incentivo para que os nossos trabalhadores cuidem da saúde. Para mim, os cursos e a parceria são sempre nota 10” - José Maria Ferreira, supervisor da Fazenda Godinho

Matérias Relacionadas