Logo CNA

SENAR Minas inicia Jovem no Campo em Itajubá
20160805112212 fileid mahle mirian interna 0 817258002015150611151

O curso é Olericultura Orgânica

5 de agosto 2016
Por Senar

Começou esta semana em Itajubá uma nova turma do Programa Jovem no Campo, oferecido pelo SENAR Minas. Esta edição é realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá e a multinacional MAHLE, que procurou o SENAR para realizarem juntos o programa. Os jovens selecionados serão capacitados em Olericultura Orgânica.

A abertura ocorreu no auditório do Centro de Treinamento da MAHLE, em Itajubá. Participaram da cerimônia representantes da empresa, o gerente regional do SENAR em Lavras, Celso Vieira, a assessora pedagógica Mírian Rocha e a analista técnica da Formação Profissional Rural (FPR) Marília Saraiva.

O programa começou este mês e termina em junho de 2017. São 580 horas/aula. Esta turma conta com 40 participantes entre 15 e 18 anos. As aulas, que acontecem na sede da MAHLE, serão ministradas por vários instrutores qualificados pelo SENAR Minas. A parte prática, que é a construção da horta orgânica, também será feita na empresa. Todos os produtos que forem produzidos na horta serão distribuídos para entidades carentes de Itajubá.

Jovem no Campo

O objetivo do programa de capacitação é preparar o jovem para o mercado de trabalho rural. Ele é estruturado em módulos com conteúdos básicos e de gestão. No primeiro são abordados matemática, português e informática, além de segurança no trabalho; nas etapas específicas do programa, o aluno aprende o passo a passo da produção de hortaliças orgânicas e aprende também sobre gestão.

De acordo com Mírian, o programa Jovem no Campo foi criado em 2010 e é totalmente voltado para a formação do jovem. Já foram capacitados aproximadamente 1500 pessoas, em várias regionais e ocupações, como Bovinocultura de Leite, Apicultura, Equideocultura, Olericultura e outros.

O programa foi dividido em duas turmas, cada uma com 20 alunos, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. Ao final do programa, os participantes aprovados recebem um certificado – mas só se somarem 80% de aproveitamento e 80% de frequência em todos os módulos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br