Senar, Mapa e Croplife Brasil debatem capacitação de aplicadores de defensivos agrícolas
Webnario Aplicador Legal

Webinário tratou da capacitação de instrutores para o programa Aplicador Legal, lançado na semana passada

21 de março 2022
Por Senar

Brasília (21/03/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Croplife Brasil promoveram na segunda (21) o webinário “O futuro da habilitação de aplicadores de defensivos agrícolas químicos e biológicos”.

O evento discutiu a capacitação de instrutores para atender o novo programa Aplicador Legal, lançado pelas entidades na última quinta (17), que irá capacitar e registrar profissionais em aplicação de defensivos agrícolas.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, afirmou que a entidade já trabalha com o conteúdo exigido pela portaria n.º 410/2022 do Mapa, que estabelece o conteúdo programático dos cursos para aplicadores previsto no programa.

“Iniciamos a parceria com a Croplife em 2021 na capacitação em saúde e segurança na aplicação de defensivos para instrutores. Nessa segunda onda será uma atualização para esses profissionais. Já temos 223 inscritos de diferentes regiões do País,” disse.

O Senar e a Croplife também vão lançar até junho deste ano cursos a distância pelo portal EaD Senar para produtores e trabalhadores rurais que precisam se capacitar e registrar no programa Aplicador Legal.

“Nossa proposta é levar informação e formação profissional para o nosso público final para que possa trabalhar melhor dentro desse contexto da saúde e segurança no uso de defensivos. Por isso é importante a participação e engajamento dos aplicadores para atendermos o que a legislação solicita”, reforçou Janete.

Roberto Araújo, da Croplife, falou sobre uma pesquisa promovida com mais de 384 agricultores e trabalhadores rurais para saber como estão lidando com essas tecnologias e como gostariam de ser treinados, além dos temas de maior interesse.

“Nosso objetivo é contribuir com essa política pública e para isso iremos atualizar mil instrutores, pois queremos harmonizar a qualidade e aumentar a oferta de cursos para aplicadores em todo o País”.

O curso para instrutores está com inscrições abertas até o dia 25 de março e terá a participação também de gestores do Senar, explicou Mateus Tavares, assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social.

Ele mostrou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o curso irá ocorrer e disse que para participar, o instrutor deve procurar a Administração Regional da entidade no seu estado.

André Peralta, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, explicou que a capacitação dos aplicadores no programa Aplicador Legal, além de se tornar obrigatória - hoje é voluntária - será essencial para o registro do profissional nos órgãos estaduais.

Todo o processo será realizado por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido e em breve estará disponível. Nele, o aplicador poderá acessar seus certificados junto ao Mapa e outras informações do programa.

“Esse será o programa mais ousado que já realizamos voltado à atividade de aplicação. Será compatível com o tamanho e a importância da nossa agricultura”, concluiu.

Assista o webnário completo:

Assessoria de Comunicação CNA