Logo CNA

Senar Goiás: Treinamento Operação e Manutenção de Roda d’água e Carneiro hidráulico proporciona economia para produtores rurais

20 de julho 2021
Por CNA

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar

O produtor Paulo Ricardo, de Silvânia em Goiás, conhece bem as rodas d’água e os carneiros hidráulicos desde criança. Porém, nos dias de hoje, com tantas tecnologias como poços artesianos, bombas elétricas, eles acabaram um tanto esquecidos.

Ricardo não imaginava que esses equipamentos, se instalados da maneira ideal, podem trazer muita economia no campo. Ele foi um dos alunos da primeira turma do Treinamento de Operação e Manutenção de Roda d’água e Carneiro hidráulico realizado pelo Senar Goiás. O curso é novo e aconteceu no Instituto Mães de Santa Cruz, em Interlândia, distrito de Anápolis.

“É um curso muito bom. Me mostrou as potencialidades, as facilidades de implemento e são muitas vantagens de se ter uma roda d’água nas propriedades rurais. Entre elas está a redução dos custos com energia elétrica", diz o produtor.

O curso inclui a parte prática, que nesse caso foi possível a execução da completa manutenção e operação da roda d’água presente na propriedade, auxiliando no aperfeiçoamento dos participantes.

"Tais equipamentos são mais baratos e de fácil manutenção, com a principal vantagem de levar água a longas distâncias (distância aclive-de baixo pra cima), sem utilizar energia elétrica ou combustão, apenas com a força hidráulica da água. Sendo assim, deste ponto de vista, equipamentos mais sustentáveis e que se adaptam a diversas realidades do produtor rural", explica Fernando Rodrigues Cabral Filho,instrutor do Senar Goiás.

Veja o conteúdo

-Princípios fundamentais do processo de Roda d’ água e carneiro hidráulico

-Construção da roda d’ água e do carneiro hidráulico de acordo com a topografia e o volume de água

-Parâmetros para economia e eficiência na distribuição de água na roda d’ água e carneiro hidráulico

-Construção da roda d’ água e carneiro hidráulico visando maior eficiência no uso da água

-Instalação da Roda d’ água e carneiro hidráulico

-Operação e manutenção da roda d’ água e carneiro hidráulico e funcionamento do sistema

Para mais informações acesse: https://sistemafaeg.com.br/sen ... ou solicite o curso no Sindicato Rural da sua região.

Matérias Relacionadas