Logo CNA

Piauí

Senar ensina prática da meliponicultura no litoral do Piauí
Whats App Image 2024 02 19 at 13 46 39

Litoral do estado tem tem potencial promissor para a atividade

19 de fevereiro 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Ascom Sistema Faepi/Senar-PI

Whats App Image 2024 02 19 at 13 46 40 1

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PI), em colaboração com o Sindicato Rural de Parnaíba, promoveu um curso voltado à meliponicultura, focado na criação de abelhas nativas sem ferrão. Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a uma variedade de práticas apícolas destinadas a aprimorar a produtividade das colmeias.

Sandra Sousa, instrutora do curso, ressaltou o potencial promissor da meliponicultura no litoral do Piauí, destacando a abelha Jandaíra, uma espécie endêmica do Nordeste reconhecida pela produção de mel de alta qualidade.

Whats App Image 2024 02 19 at 13 46 40

“Durante o curso, foram discutidas com os alunos informações relevantes sobre a biologia e as boas práticas de manejo da atividade, visando não apenas a conservação da biodiversidade, mas também a geração de uma renda extra para as famílias”, explica.

Sandra enfatizou o potencial econômico da atividade, salientando que ela não requer um investimento significativo. Segundo ela, “para os futuros meliponicultores, a atividade representa uma fonte de lucro, dada a demanda e o valor de mercado do mel produzido, aliado ao baixo investimento necessário para sua criação”.

Whats App Image 2024 02 19 at 13 46 39 1

Manuella Dias, uma das alunas do curso, expressou sua satisfação com a qualidade das informações fornecidas pela instrutora. “O curso foi muito rico de informações, a professora Sandra tem uma didática muito boa, trouxe muitas ferramentas reais, como as caixas e simuladores de discos e potes, demonstrando da larva até abelha, isso trouxe uma compreensão mais ampla da meliponicultora”. Manuella planeja integrar essa prática em seu trabalho com agrofloresta.

Whats App Image 2024 02 19 at 14 28 41

O presidente do Sindicato Rural de Parnaíba, Maurício Dutra, destacou a importância da parceria do Senar na capacitação dos participantes e reiterou o compromisso do sindicato em apoiar e impulsionar a atividade na região.

Matérias Relacionadas