Notícias
Prêmio CNA Brasil Artesanal de mel terá júri popular no dia 28 de agosto
Degustação será realizada no Centro de Convenções de Goiânia (GO)
Brasília (12/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil vai realizar, na quarta (28), a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal de mel.
A avaliação das dez amostras de mel, divididas na categoria claro e escuro, será realizada a partir das 8h, em um estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), no Centro de Convenções de Goiânia.
Os visitantes do evento vão ter a oportunidade de degustar os produtos e avaliá-lo sem identificação de marca. Os produtos foram selecionados por um júri técnico, composto por 10 especialistas, que analisou 190 amostras de mel.
As amostras finalistas são provenientes da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, os degustadores não saberão a marca dos produtos.
Após a votação popular, os cinco produtos de cada categoria vão passar pela análise da história do produto, última etapa do concurso. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, troféus, certificados e selos de qualidade.
Segundo a assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, Fernanda Regina, o concurso é um reconhecimento dos produtos e uma oportunidade para mostrar ao consumidor final a qualidade do mel brasileiro.
“Esse é um diferencial do nosso concurso. Além de termos a análise técnica feita por especialistas, que será enviada a todos os produtores inscritos, os produtos serão apresentados ao consumidor final, que poderá conhecer a qualidade do mel brasileiro”, destaca Fernanda.
O prêmio é realizado pela CNA, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Artesanais e Tradicionais - A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural para auxiliar na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.
Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, azeites, vinhos e espumantes e cafés especiais. Atualmente, estão abertas as inscrições para o concurso de cerveja.