Logo CNA

CNA anuncia dez melhores rótulos de mel do júri técnico do Prêmio Brasil Artesanal
Finalistasmel

Produtos selecionados serão avaliados na etapa do júri popular

2 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (02/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou os dez produtores de mel, de um total de 297 inscritos, que tiveram seus produtos selecionados pelo júri técnico do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024.

Eles se classificaram para a próxima etapa, do júri popular, prevista para o próximo dia 28 de agosto.

Confira a lista dos finalistas no site do Sistema CNA/Senar.

O júri técnico foi composto por dez especialistas, que avaliaram, nos dias 25 e 26 de julho, os produtos em duas categorias – claro e escuro, provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraná.

Júri Popular - A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular, prevista para o dia 28 de agosto, onde ocorrerá a degustação pelo público em geral no Centro de Convenções de Goiânia (GO). A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

Artesanal e Tradicional – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.