Logo CNA

SENAR e parceiro preparam jovens para o agronegócio maranhense
Jovem aprendiz rural ma 0 85012900 1515060961

Programa Aprendizagem Rural do SENAR certificou mais uma turma de jovens

3 de abril 2017
Por Senar

O superintendente do SENAR Maranhão, Luiz Figueiredo, e a gerente de Promoção Social, Yolanda Gomes, encerraram esta semana, em São José de Ribamar, a segunda etapa da parceria com a empresa Santa Izabel por meio da entrega de certificados a 17 alunos que participaram dos cursos Auxiliar Administrativo e Avicultura de Corte.

Os cursos têm duração de 800 horas e possuem como diferencial a teoria e prática em um mesmo ambiente e período. O chefe-administrativo Gilberto Barros Aires, a coordenadora do programa, Kercyelenne Bruzaca, e seu assistente, Roberto Freitas, representaram a empresa, durante o evento.

A iniciativa faz parte do programa de Aprendizagem Rural voltado para jovens na idade entre 14 e 24 anos, cuja proposta é prepará-los para o mercado de trabalho por intermédio de parceria entre o SENAR e empresas do setor privado sob a Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000.

Os estudantes, em sua maioria ainda cursam o ensino médio e moram próximos à empresa. O programa proporciona aos beneficiados uma bolsa de estudos, vale-transporte e tíquete-alimentação. Ao término da qualificação, a diretoria da corporação elege dois ou mais participantes para integrar o quadro de funcionários.

Mercado

Jayme Queiroz, de 18 anos, se capacitou para atuar como auxiliar administrativo. Com muitos sonhos e planos para o futuro, o jovem foca em um espaço no mercado de trabalho local. Ele ressalta a experiência adquirida e elogia a parceria entre o SENAR e a Frango Americano. “É uma boa forma de nos preparar para buscarmos uma posição na sociedade. Com certeza terei portas abertas a partir de agora e indicarei, é claro, essa experiência para outros jovens”, diz.

No entendimento do gerente administrativo da empresa parceira, Gilberto Barros Aires, a ideia de receber jovens estudantes a cada ano tem sido bastante positiva.

“O poder público, o SENAR e as empresas privadas fazem a inserção dos jovens ao mercado. Essa porta é essencial para que eles exerçam a cidadania e garantam assim, renda para si e uma profissão no futuro.”

Luiz Figueiredo por sua vez, reforçou dizendo que muito além de entregar certificados, o SENAR vem cumprindo o seu papel junto às entidades interessadas, que cumprem a determinação do Ministério Público do Trabalho, mas que também assegura ao jovem interessado uma profissão.

“O SENAR aposta na juventude que necessita de espaço e os parceiros apostam no desempenho dos participantes tanto na avicultura de corte quanto na parte administrativa do empreendimento. Isso assegura a ampliação do número de profissionais atuando no agronegócio maranhense.”

Assessoria de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas