Logo CNA

SENAR capacita profissionais para fomento do turismo no Vale do Peruaçu
20170901150312 fileid turismo 1 interna 0 12230400 1515060873

Entidade em parceria com sindicatos rurais e prefeituras vai qualificar os profissionais para ações integradas de turismo

4 de setembro 2017
Por Senar

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos mais belos do País, com cerca de 57 mil hectares, 140 cavernas, 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com mais de 10 mil anos. A Gruta do Janelão é o principal atrativo do lugar, com enormes colunas, salões e gigantescos espeleotemas. Nessa gruta está localizada a maior estalactite do mundo. O parque foi aberto à visitação pública este ano e pode se tornar patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O título deve incrementar o turismo na região - por isso, o Sindicato dos Produtores Rurais de Januária, em parceria com o SENAR Minas e as prefeituras de Januária, Bonito de Minas, Itacarambi, Miravânia, Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões, começou os trabalhos para a realização de dois cursos de formação de Agentes de Turismo Rural, que vão qualificar os profissionais para ações integradas de turismo.

Os trabalhos foram iniciados pelo município de Januária, onde a turismóloga e instrutora Gal Bernardo reuniu-se com representantes de setores públicos e entidades privadas. Nesse primeiro momento, todos os municípios incluídos no programa vão participar de reuniões com a instrutora, onde serão feitos levantamentos sobre as potencialidades turísticas locais e para a seleção dos participantes.

Segundo Gal, o programa será desenvolvido em seis módulos, com 240 horas / aula, entre teóricas e práticas. Os participantes vão ser capacitados para trabalhar no fomento do turismo na região do parque, que recebe turistas de todo o mundo, por isso, a importância da seleção dos participantes: eles vão passar por uma entrevista, terão que ser ligados a alguma atividade rural e residir no município de origem há pelo menos dois anos.

A assessora de gabinete da prefeitura de Januária, Vanessa Borborema, participou das atividades e enfatizou a importância e relevância da capacitação para a formação, qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhos. “Isso vai ajudar a fortalecer, consolidar e fomentar a indústria do turismo, com destaque para o Vale do Peruaçu e outras potencialidades turísticas da região, como o Parque de Pandeiros, Rio São Francisco, dentre outros”, disse.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas