Logo CNA

Maranhão

Senar atende mais de 200 homens no programa Saúde do Homem Rural em Butiri Bravo

Senar atende mais de duzentos homens através do programa Saúde do Homem Rural em Butiri Bravo

23 de agosto 2022

Por: SENAR MA

Duzentos e quatro pequenos produtores rurais foram atendidos neste final de semana, no povoado Marajá, em Buriti Bravo, pelo programa do Senar, Saúde do Homem Rural.

A ação para a detecção do câncer de próstata teve início há cerca de um mês, quando foram submetidos a retirada de sangue para o PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado como check-up, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

No local, o Senar e parceiros levaram dois médicos urologistas que fizeram as consultas, deram o resultado do exame e orientaram quanto ao tratamento em caso positivo para a doença. No local foram ministradas palestras alertando quanto à higiene pessoal e aos cuidados com a saúde, por uma profissional de saúde (enfermeira), que explanou a preocupação com o índice elevado de câncer de pênis e de próstata.

Governo itinerante

O movimento promovido pelo Senar, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, garantiu aos moradores daquele povoado e adjacências, diversas outras oportunidades de receberem vacinas contra a gripe e o Covid 19, testes rápidos, dentre outros.

Além dos serviços médicos, a Prefeitura em sua 3ª edição do Governo Itinerante - levou ao local, serviços de várias secretarias como: assistência social, agricultura, meio ambiente, educação, lazer, saúde bucal (odontológico) para crianças, e inúmeros outros atendimentos essenciais ao cidadão buriti-bravense.

“Além das capacitações, dos cursos técnicos que oferecemos, temos o Telemedicina que o produtor rural pode fazer a consulta online, temos o programa Saúde do Homem e a Saúde da Mulher, onde no caso do sexo feminino é oferecido o preventivo do câncer de colo do útero e do homem, é realizado o PSA, com consulta a ambos, e encaminhamento pela prefeitura para em caso positivo, fazer o tratamento necessário. Emendemos que não basta apenas a produção no campo, mas é necessário ajudar na saúde deles para produzir com segurança”, ressaltou a coordenadora de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes.

Já a prefeita Luciana Leocádio, agradecida com o trabalho do Senar, destacou os vários serviços levados pela prefeitura destinada a crianças, jovens e idoso. “A parceira com o Senar é um grande diferencial, desde o início da nossa gestão. A gente só tem a agradecer a esta parceria”, disse ela.

O produtor rural, Cícero Nogueira da Silva, falou da importância do exame para a comunidade. “O exame é importante, porque nós temos que nos cuidar e eu estou feliz com a ação de saúde que o Senar trouxe para cá”, afirmou o produtor.

961fbc9c 84fc 4c4c 9883 a52df158c681

Matérias Relacionadas