Logo CNA

Amapá

SENAR-AP prepara novas turmas de Assistência Técnica e Gerencial em Pedra Branca do Amapari
ATEG Pedra Branca 24

30 de julho 2019

Por: Daniel Alves - Assessor de Comunicação FAEAP/SENAR-AP

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar-AP) reuniu com produtores rurais de Pedra Branca do Amapari para apresentar o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O superintendente do Senar/AP, Francisco Rocha, e o coordenador da ATeG/Senar-AP, Valdinei Gomes, visitaram as comunidades de Tucano I, Nova Divisão e Sete Ilhas.

Em parceria com a prefeitura de Pedra Branca e o Sindicato Rural do município serão atendidas 50 propriedades, divididas em dois grupos de 25, com o foco na cadeia produtiva da banana. A cooperação também garantirá a capacitação dos técnicos de campo na metodologia da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.

Nas reuniões de sensibilização com os produtores rurais, foi apresentado as cinco etapas do programa: elaboração de diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. A produção assistida terá a duração de dois anos, com a implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais da região.

De acordo com a prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes, a capacitação oferecida aos técnicos do município e aos produtores rurais garantirá com que seja feito um diagnóstico da produção e assim iniciar um novo planejamento de trabalho. “Desta forma, avançaremos corretamente na padronização do nosso produto, adquirindo o selo e avançando no abastecimento do mercado local, fazendo o município de Pedra Branca prosperar economicamente”, considerou a chefe do executivo municipal.

O secretário de agricultura e representante do Sindicato Rural de Pedra Branca, Francisco Ferreira do Carmo, acompanhou as reuniões promovidas pelas Senar/AP. De acordo com ele, com essa medida a prefeitura busca alavancar o setor produtivo da região. “Nós temos um volume muito grande de produção de banana, mas sendo feita de forma desorganizada e com variedades que o mercado consumidor não consegue absorver. A assistência técnica focará nessa questão, incentivando os produtores no seu trabalho e gerando mais lucro”, afirmou o secretário.

A presidente do Sindicato Rural de Pedra Branca, Raimunda Maria da Silva Magalhães, disse acreditar que o programa atenderá as demandas dos produtores rurais do município, trazendo novas tecnologias para a produção da banana, fortalecendo essa cadeia produtiva e aquecendo o mercado local.

Durante a fase de formação dos técnicos de campo, previsto para ocorrer em dois meses, a Prefeitura e o Senar/AP farão a seleção e assinatura do termo de adesão com as propriedades participantes. A previsão de início da atividade é no mês de outubro desse ano.

Matérias Relacionadas