Logo CNA

Paraná

Seminário discute a importância dos responsáveis técnicos nas queijarias
Live queijo

Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e pelo CRMV-PR, iniciativa faz parte das ações do Prêmio Queijos do Paraná

30 de novembro 2022

O Sistema FAEP/SENAR-PR e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) promoveram, na manhã desta terça-feira (29), o Seminário de Responsabilidade Técnica em Queijarias. O evento contou com quatro palestras técnicas de especialistas, que abordaram o tema central a partir de diferentes perspectivas. A iniciativa faz parte das ações que integram o Prêmio Queijos do Paraná.

Na primeira apresentação, o médico veterinário fiscal do CRMV-PR, Rafael Stedile, abordou aspectos éticos, civis e criminais relacionados à atividade dos responsáveis técnicos. Além de trazer exemplos práticos, Stedile trouxe um levantamento dos processos éticos instaurados no CRMV-PR em 2021. De 116 procedimentos abertos, 74 casos terminaram com penalização. Por isso, ele ressaltou a necessidade de os responsáveis agirem de acordo com os protocolos técnicos e respeitando a legislação.

“Não precisamos ter medo paralisante, mas agir com responsabilidade. Quanto maior nossa responsabilidade, maior nosso valor e o valor da nossa ação preventiva”, resumiu.

Rafael Stedile

Júlia Arantes Galvão

Rafael Martins Felício

Guilherme Borges Bond

Em outra palestra, a professora Júlia Arantes Galvão falou sobre prevenção da contaminação bacteriana nos queijos. Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em produtos de origem animal e coordenadora do Laboratório de Inspeção e Controle de Qualidade de Alimentos e Água, a professora trouxe exemplos práticos e didáticos a serem adotados como forma de evitar a ação de contaminantes na cadeia do leite.

Na sequência, o médico veterinário Rafael Martins Felício, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), falou sobre programas de autocontrole na indústria do queijo. Por fim, o médico veterinário Guilherme Borges Bond palestrou sobre como o bem-estar de vacas leiteiras contribui para a produção.

Assista ao evento na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=3OG6FQaMzkQ

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas