Mato Grosso
Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em MT é prorrogada

Segunda etapa da campanha de vacinação de 2022, que encerraria dia 30 de novembro, foi prorrogada até o dia 17 de dezembro, inclusive para os pecuaristas do Pantanal
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
Os pecuaristas de Mato Grosso terão mais tempo para vacinar os rebanhos bovino e bubalino, de mamando a caducando contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação de 2022, que encerraria dia 30 de novembro, foi prorrogada até o dia 17 de dezembro, inclusive para os pecuaristas do Pantanal. A determinação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última sexta-feira (25/11).
Após a vacinação, o produtor deve fazer a comunicação e a atualização do estoque de rebanho no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) ou pelo do “Modulo Produtor” – sistema informatizado do Indea-MT. O prazo da comunicação foi estendido até dia 23 de dezembro (sexta-feira) para a comunicação de forma presencial na unidade do Indea-MT, ou até o dia 24/12 (sábado) para o produtor que tem acesso ao sistema informatizado para a comunicação on-line.
Somente os municípios da região Noroeste de Mato Grosso Rondolândia e algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro, que já são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como “zona livre de febre aftosa sem vacinação”, não devem imunizar o rebanho.
Os produtores dos municípios reconhecidos como zona livre sem vacinação têm até o dia 30 de novembro para fazer a atualização do estoque de rebanho no Indea-MT.
Comunicação – O produtor poderá fazer a comunicação da vacinação do rebanho de forma remota (não presencial) pelo Módulo do Produtor ou presencialmente em qualquer unidade do Indea-MT.
Módulo do Produtor – O Módulo Produtor é um sistema online. Para ter acesso à ferramenta, o produtor rural precisa preencher um termo de compromisso nas unidades de atendimento do Indea. O login e a senha serão enviados diretamente para o e-mail do produtor.
A ferramenta garante mais comodidade e agilidade ao produtor que poderá acessar o sistema de qualquer ponto que tenha acesso à internet. Saiba mais sobre o Módulo Produtor acessando os vídeos (passo a passo) disponíveis no canal do Sistema Famato no YouTube ( https://www.youtube.com/SistemaFamato ).
Matérias Relacionadas

CNA debate febre aftosa e sustentabilidade na pecuária
Presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte palestrou no 2º Fórum Regional de Desenvolvimento da Pecuária e Agroindústria Sustentável no MA

Ceará inicia campanha de vacinação contra febre aftosa
Meta do estado é ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação até 2024

Ceará registra recorde na vacinação contra a Febre Aftosa
Segunda etapa da campanha de vacinação de 2022 alcançou 91,32% de bovinos e 94,66% de bubalinos

Faea sedia 3º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa
Objetivo foi fazer um panorama do cenário atual da doença no estado

Especialistas debatem conquistas, desafios e compromissos para o MS livre de febre aftosa sem vacinação
Tema foi tratado no V Fórum do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa

Faesp: São Paulo atinge requisitos para suspender vacinação contra aftosa
Presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles, destaca atuação da entidade para mostrar ao Mapa a evolução da pecuária paulista no combate à doença. Vacinação continua em 2023

CNA participa de fórum sobre o Programa de Erradicação da Febre Aftosa
Evento foi realizado na quinta (10)

Adepará, Sistema Faepa e parceiros promovem V Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa em Belém
Encontro acontece na próxima segunda (7)

Artesãs aprendem a confeccionar bonecas de pano e aumentam renda
Confecção de bonecas de pano tem sido uma alternativa de renda para moradoras de Mato Grosso

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT