Logo CNA

Mato Grosso

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em MT é prorrogada
Whats App Image 2022 11 25 at 17 49 46

Segunda etapa da campanha de vacinação de 2022, que encerraria dia 30 de novembro, foi prorrogada até o dia 17 de dezembro, inclusive para os pecuaristas do Pantanal

28 de novembro 2022

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

Os pecuaristas de Mato Grosso terão mais tempo para vacinar os rebanhos bovino e bubalino, de mamando a caducando contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação de 2022, que encerraria dia 30 de novembro, foi prorrogada até o dia 17 de dezembro, inclusive para os pecuaristas do Pantanal. A determinação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última sexta-feira (25/11).

Após a vacinação, o produtor deve fazer a comunicação e a atualização do estoque de rebanho no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) ou pelo do “Modulo Produtor” – sistema informatizado do Indea-MT. O prazo da comunicação foi estendido até dia 23 de dezembro (sexta-feira) para a comunicação de forma presencial na unidade do Indea-MT, ou até o dia 24/12 (sábado) para o produtor que tem acesso ao sistema informatizado para a comunicação on-line.

Somente os municípios da região Noroeste de Mato Grosso Rondolândia e algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro, que já são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como “zona livre de febre aftosa sem vacinação”, não devem imunizar o rebanho.

Os produtores dos municípios reconhecidos como zona livre sem vacinação têm até o dia 30 de novembro para fazer a atualização do estoque de rebanho no Indea-MT.

Comunicação – O produtor poderá fazer a comunicação da vacinação do rebanho de forma remota (não presencial) pelo Módulo do Produtor ou presencialmente em qualquer unidade do Indea-MT.

Módulo do Produtor – O Módulo Produtor é um sistema online. Para ter acesso à ferramenta, o produtor rural precisa preencher um termo de compromisso nas unidades de atendimento do Indea. O login e a senha serão enviados diretamente para o e-mail do produtor.

A ferramenta garante mais comodidade e agilidade ao produtor que poderá acessar o sistema de qualquer ponto que tenha acesso à internet. Saiba mais sobre o Módulo Produtor acessando os vídeos (passo a passo) disponíveis no canal do Sistema Famato no YouTube ( https://www.youtube.com/SistemaFamato ).

Matérias Relacionadas