Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Resultados do programa Soja Plus do Senar em MS são destaque em seminário nacional
50927666357 4daa86864a c

Além de MS, evento virtual apresentou panorama da iniciativa nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás e Minas Gerais.

3 de setembro 2021

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Soja Plus acontece há sete anos e em 2020 passou a fazer parte do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Em um ano foram mobilizadas 424 propriedades em 37 municípios, com cobertura de 10% da área cultivada com soja na safra 2020/21 no estado. Os dados foram apresentados em seminário virtual ‘Soja Plus Brasil 2021’, nesta quinta-feira (02).

No estado mais de 3 mil funcionários das propriedades assistidas estão sendo capacitados pelo SENAR, onde observamos que 80% destas propriedades possuem menos de 10 colaboradores.

“Estamos em plena expansão do programa em Mato Grosso do Sul, que é o 5º maior produtor de soja do país. Acompanhando de perto a transformação em empresas rurais. Considerando o bom momento e a valorização dos produtos agrícola, 20% das propriedades assistidas estão em “processo de construção e adequação das construções rurais”, explica a coordenadora do programa de ATeG Soja Plus, Gislene Pereira.

No estado, o Programa Soja Plus é executado pelo Sistema Famasul e o Senar/MS, em parceria com os sindicatos rurais dos municípios, com equipe de campo composta por 12 integrantes, entre técnicos e supervisor e um coordenador estadual.

Sobre a iniciativa

O Soja Plus orienta gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da propriedade com foco na sustentabilidade, através de visitas bimestrais, pelo período de 2 anos, com distribuição de materiais, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento de indicadores de desempenho socioambientais e econômicos.

Prêmio “Produtor Ouro”

A partir das orientações da equipe técnica, a Fazenda Rio Branco, do produtor Agostinho Francisco Ludwig, do município de Maracaju, apresentou os melhores indicadores ambientais, sociais e econômicos do estado de Mato Grosso do Sul e foi destaque nacional com o prêmio ‘Produtor Ouro’ entregue pela organização do programa.

Trajetória do Soja Plus em MS

Até 2019, o programa Soja Plus atendeu 879 propriedades produtoras de grãos no estado, o equivalente a uma área de 786 mil hectares de soja, em 59 municípios e cobertura de 78,7% dos municípios, beneficiando mais 14.000 funcionários em propriedades rurais.

O programa Soja Plus gera oportunidades econômicas e promove maior eficiência na produção da soja brasileira. A iniciativa foi idealizada pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e Universidade Federal de Viçosa, em parceria com os estados: Mato Grosso do Sul através do sistema Famasul/Senar, Bahia com a Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Minas Gerais com a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais) e Goiás com a IBS (Instituto Biosistêmico).

Foto: CNA

Matérias Relacionadas