Logo CNA

Minas Gerais

Recém treinada pelo SENAR, costureira de São José da Barra faz e vende 4 mil máscaras

4 de maio 2020

Por: SENAR MINAS

Recentemente capacitada pelo curso de peças íntimas do Sistema Faemg/Senar Minas, Raquel Alves Lara Malta enxergou na crise da pandemia uma oportunidade para iniciar as suas atividades com corte e costura. Moradora da zona rural em São José da Barra, ela produziu no último mês 4 mil máscaras de TNT e de algodão. A produção não ficou apenas no município: também seguiu para grandes centros urbanos como São Paulo e Belo Horizonte.

Recém treinada pelo SENAR MG, costureira de São José da Barra faz e vende 4 mil máscaras

Raquel é natural de Passos, mas a vida a levou para muitos lugares e experiências. Foi cuidadora de idosos, salgadeira, gerente de fazenda e, atualmente, se prepara para trabalhar com corte e costura. A última atividade, como gerente de fazenda, ela deixou no mês de abril.

A costura não surgiu do nada na sua vida. Uma das irmãs é costureira e sempre a chamou para a atividade, o que ela nunca havia aceitado até descobrir recentemente que tinha aptidão para o ofício. Assim, foi parar em um curso do Sistema Faemg/Senar Minas e não parou, continuou se especializando.

Recentemente Raquel contou com o apoio da instrutora Rafaela Ribeiro de Paula, que cedeu moldes e incentivou a produção das máscaras, cuja procura tem sido grande em todo país. A produção seguiu em ritmo acelerado e tudo que produzia era comercializado. O valor arrecadado foi o seu apoio para a mudança da roça para a cidade, onde pretende continuar a produção de máscaras e seguir na função de costureira.

Matérias Relacionadas