Logo CNA

Minas Gerais

Promoção Social prepara cursos focados em bem-estar e higiene para 2021

19 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

Dois novos treinamentos da Coordenadoria de Promoção Social estão prontos para seus eventos pilotos e para entrarem oficialmente no rol de cursos do SENAR no ano que vem: Bem-estar e Qualidade de Vida e a Campanha de Higiene Pessoal. As duas novas atividades podem ser feitas inclusive por crianças e adolescentes e prometem ter impacto positivo no convívio social da população rural.

Segundo a analista de Promoção Social (PS) do SENAR, Michelle Camila de Paula, os dois cursos foram elaborados em conjunto com as instrutoras Kely Souza Batista Lima e Nycole Israel do Nascimento, ambas enfermeiras. Em breve, será feito o evento piloto das duas atividades para avaliação e validação do conteúdo.

Michelle explica que o primeiro curso surgiu em função de uma avaliação dos princípios das atividades de Promoção Social. “A melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais é o foco de todas as ações desenvolvidas pela PS, entretanto, ainda não tínhamos um curso que aprofundasse o assunto, que apresentasse claramente os pilares que compõem a qualidade de vida e a importância do seu equilíbrio. Acreditamos que, a partir do momento em que você reconhece os principais pilares da qualidade de vida, é possível adotar medidas práticas para que sua vida possa sempre estar em harmonia”, detalha.

A importância de manter bons hábitos de higiene deve ser ensinada desde a infância, opina a analista, pois é ainda na infância que o indivíduo incorporará aprendizados ao seu dia a dia que o acompanharão por toda a vida. “Especialmente em tempos de prevenção ao coronavírus, esses cuidados impactam não somente na saúde das pessoas, mas também nas relações sociais”, acrescenta Michelle.

Veja o conteúdo dos novos cursos:

Bem-Estar e Qualidade de Vida

Carga horária: 24 horas; público atendido: a partir de 14 anos.

O curso tem uma abordagem ampla sobre a promoção da saúde para a melhoria da qualidade de vida.

Conteúdos:

  •  Pilares da qualidade de vida;

  •          Estilo de vida;

  •          Doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao estilo de vida (hipertensão, diabetes, obesidade e outras);

  •          Higiene pessoal e boas práticas;

  •          Higiene mental e autocuidado.

Campanha de Higiene Pessoal

Carga horária: 4 horas; público atendido: a partir de 9 anos.

Tem ênfase na higiene pessoal, com a realização da prática correta de higienização das mãos.

Conteúdos:

  •          Higiene do corpo, cabelo, unha, íntima feminina e masculina;

  •          Uso de desodorante;

  •          Uso e descarte de absorventes;

  •          Uso correto do vaso sanitário;

  •          Etiqueta respiratória;

  •          Higienização das mãos.

Matérias Relacionadas