Logo CNA

Minas Gerais

Promoção Social e juventude: Programa Galera Curtição encerra em MG com indicadores positivos e gratidão dos envolvidos

9 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

Confira a galeria de fotos do evento : https://flic.kr/s/aHsmJQWjAJ

Uma solenidade, na manhã desta quinta-feira (5), em Luz, marcou o encerramento do programa Galera Curtição, que envolveu quatro escolas públicas e cerca de 400 estudantes em atividades de conscientização sobre abuso de álcool e drogas, bullying , violência, sexualidade e relacionamentos interpessoais.

O programa consistia de uma competição entre as escolas onde os alunos participavam de palestras e dinâmicas e desenvolviam tarefas determinadas ligadas às temáticas propostas pelo programa. A vencedora do programa foi a Escola Estadual Comendador Zico Tobias.

Todas as diretoras receberam placas de homenagem, os professores da escola vencedora ganharam tablets e os alunos foram agraciados com medalhas. Ao final, os presentes assistiram a um vídeo de agradecimento do programa e participaram de uma confraternização.

“Agradeço a todos os envolvidos, escolas, comunidade, Prefeitura, ao Sindicato Rural, à equipe do Senar Minas e principalmente aos jovens pelo sucesso da iniciativa. Melhoramos e transformamos o ambiente escolar com uma sinergia muito positiva entre todos os participantes. Tudo convergiu positivamente para que essa experiência se tornasse um exemplo para todo o país”, disse o superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif.

Em 2020, o programa troca de nome para “Se liga, Galera!” e a meta do Senar é promover pelo menos um por regional.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luz, Jonas Paulo Queiroz, acredita que a parceria para o programa foi importante também pela formação de novos líderes, que vão agregar ao município, ao estado e ao país.

Formação cidadã

O prefeito de Luz, Ailton Duarte, elogiou o desempenho das escolas e disse que os personagens principais desse sucesso são os jovens, “o futuro do país”. Agradecendo ao Senar , ele destacou a formação do caráter dos alunos, como cidadãos conscientes e atuantes, “uma juventude que vai transformar”.

“Nossos jovens sentiram-se engajados, fizeram diversas ações ligadas não só ao pedagógico, mas à sociedade em geral. Envolveram os pais e levaram a mensagem do programa para suas casas. Somos muito gratos ao Sistema Faemg/Senar Minas e que venham outras iniciativas para beneficiar nosso município”, disse a secretária de Educação de Luz, Rosemary Ferreira da Silva.

Segundo ela, o Galera Curtição tornou-se um exemplo para outras cidades, que já manifestaram interesse em realizá-lo.

Pelo Sistema Faemg/Senar Minas , também participaram o coordenador de Promoção Social, José Belas; o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio Carvalho, e a analista Michelle Camila de Paula. Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Luz, Toninho Xavier; a secretária municipal de Saúde Simone Zanardi, e as mobilizadoras do Sindicato dos Produtores Rurais de Luz, Lunara Oliveira Carvalho e Mírian Raposo (que também responde pela Secretaria Municipal de Agricultura). Representando a Câmara dos Vereadores, compareceu o vereador Aldair Paula Duarte.

Mudanças expressivas

O coordenador José Belas destaca que um dos grandes resultados foi o aumento da frequência escolar e a diminuição da evasão, que, em alguns casos, chegou a zero. Para os alunos, a mudança mais visível foi com relação a brigas e bullying no ambiente escolar, que diminuíram drasticamente. Foram muitas atividades, palestras e dinâmicas para desfazer essa cultura.

O vice-diretor da Escola Estadual Comendador Zico Tobias, Sérgio Soares Pereira, acrescenta que uma de suas preocupações era separar brigas constantemente e hoje todos os alunos se engajam para que não haja agressões.

Muitos estudantes também destacaram o envolvimento maior das famílias. Eles alegam que antes os pais não dedicavam muita atenção à vida escolar por acharem que, aos 14, 15 anos, já podiam “cuidar de si mesmos”, mas passaram a se envolver nas atividades escolares com os filhos.

Outra transformação foi quanto à saúde: segundo a secretária de Saúde Simone Zanardi, após a implantação do programa, houve um aumento expressivo da procura do serviço de saúde pelos adolescentes, principalmente na área da psicologia.

“Com isso a gente vê o desenvolvimento desses jovens – eles estavam em uma situação de vulnerabilidade, mas não buscavam ajuda porque não sabiam onde procurar. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Social, e conseguimos captar esses alunos que estavam precisando de ajuda e hoje eles estão em tratamento. Hoje eles estão mais conscientes do direto à saúde”.

Números

Dados apresentados pela analista da Promoção Social do Senar Minas , Michelle Camila de Paula, mostram que o Galera Curtição foi transformador:

  • - Aumento de 22% do nível de atenção dos alunos dentro de sala de aula;

  • - Aumento de 31,9% de cumprimento de normas e regras da escola;

  • - 23% dos alunos declararam se sentirem mais seguros dentro do ambiente escolar;

  • - Queda de 51% com relação ao medo de sofrer bullying;

  • - Queda de 29% de casos de bullying dentro da escola;

  • - Alunos e professores estão 29% se colocando mais no lugar do outro – empatia;

  • - O nível de preocupação de uns com os outros aumentou 22% - compaixão;

  • - Entendimento geral dos estudantes sobre ISTs (HIV, Aids e outras) aumentou em 86,5%;

  • - Conhecimento dos sintomas do HIV aumentou em 46%;

  • - O conhecimento sobre o acesso à saúde pública para questões sexuais aumentou em 66%;

  • - Período: Julho a Novembro de 2019;

  • - Escolas Participantes: Escola Estadual Comendador Zico Tobias, Escola Estadual Capitão Alexandre Dú, Escola Estadual Dona Lica Raposo e Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho.

Gratidão

A educadora, pedagoga e instrutora credenciada ao Senar , Solange Regina Pinto, foi a responsável por aplicar o programa em Luz.

“O Galera Curtição mostrou uma nova forma de ver o mundo. Trouxe de volta conceitos que tinham saído da sala de aula, como compaixão, empatia e solidariedade. É incrível. A mudança foi de dentro para fora. Os alunos perceberam que podem ser pessoas melhores. O resultado foi uma juventude animada e comprometida com o futuro. Sou muito grata por ter feito parte dessa história”.

A instrutora Solange Regina e alunos das escolas participantes

Aprovação

“O que mudou foi o fim das brigas, do bullying . Achei legais as atividades, eu já conhecia a Solange e já tinha feito outros cursos do Senar ” - Maria Eduarda Oliveira, 13 anos, 8º ano da EE Zico Tobias

“Foi uma experiência nova. Mudou muito na escola e o jeito das pessoas. Todos amadureceram bastante. Se tiver ano que vem, participo de novo, se Deus quiser” - Érica Perpétua, 14 anos, 8º ano da EE Zico Tobias

“O que eu gostei foi que as atitudes das pessoas na escola mudaram. O bullying acabou em 90%. Aprendi muita coisa com o programa” – Laila Silva, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio da EE Zico Tobias

“O programa acrescentou muito na escola. Todo mundo teve incentivo, principalmente nas ações sociais, como o Natal Solidário, que não estava nas tarefas do programa, mas nós fizemos. É isto que a gente leva: transformar a escola, transformar a vida”- Ana Cristina Silva, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio da EE Zico Tobias

A partir da esquerda: Ana Cristina, Laila, Érica e Maria Eduarda, da EE Comendador Zico Tobias

“Foi um programa de muita valia porque vimos o entrosamento real dos alunos e professores, valorizando a parte afetiva deles. Estão mais amigos uns dos outros e os professores também. O que fica é que precisamos mudar algumas práticas para envolver mais os jovens na educação. Quando você trabalha metodologias diferentes, eles valorizam mais a escola” – Valéria Oliveira Guimarães, diretora da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho

“Foi uma bênção! A nossa escola tem muitos problemas, e esse programa nos deu uma luz. Foi muito gratificante, descobrimos coisas que precisavam ser corrigidas e que não teríamos visto se não fosse o programa. A experiência foi muito positiva porque os alunos ficaram mais amigos. Nós fizemos uma sala onde eles se organizaram para conversarem entre si quando tivessem problemas e depois trazerem para nós. Para nós muita coisa eles não contavam, mas para os colegas eles se abriram e assim tomávamos as providências necessárias” – Márcia Santos Pereira, representante da direção da Escola Estadual Dona Lica Raposo

“Percebi mudanças nos Ensino Médio e Fundamental, na maturidade dos meninos, no tratamento com as outras pessoas e na diminuição das brigas. Eles se envolveram nos projetos e mudaram de atitude. Muitos revelaram seus talentos, fomos buscando os dons de cada um e os incentivando a revelar. Os alunos se dedicaram de corpo e alma às atividades. Descobrimos um novo jeito de trabalhar, vamos tomar essa didática como exemplo e desenvolver novos projetos nessa linha” – Beatriz Garcia, diretora da Escola Estadual Comendador Zico Tobias

“O programa e eu chegamos juntos na escola, em julho. A palavra chave do Galera Curtição é esta: atitude. A escola foi transformada com atitude, porque nossos alunos são muito tranquilos, mas com o projeto eles movimentaram a escola e a comunidade, trouxeram os pais para dentro da escola, organizaram as reuniões e tarefas, mostraram todo o seu potencial e proatividade. Agora queremos continuar as ações e melhorar cada vez mais” – Aléxia Oliveira Basílio, diretora da Escola Estadual Capitão Alexandre Dú

“Esse programa na verdade começou há seis anos, quando começamos a trabalhar treinamentos com pais, alunos e professores, como os cursos de Sexualidade e Prevenção e Cuidados com Adolescentes, e agora também o Programa Conviver. Esse sucesso se deve a um trabalho de anos, que culminou nesse engajamento todo” - Lunara Oliveira – mobilizadora do SPR de Luz

“Receber esse programa em Luz foi um grande desafio, mas todas as famílias, alunos e comunidade escolar se engajaram. Foi sem dúvida uma grande transformação. Hoje é um grande dia, mas não estamos terminando. Para 2020, queremos mais ações. Não podemos parar, essa semente germinada precisa crescer” – Mírian Raposo, mobilizadora do SPR de Luz e secretária municipal de agricultura

Matérias Relacionadas