ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Programa Empreendedor Rural encerra sete turmas em Santa Catarina
04 9 0 13658300 1515060876

PER é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)

29 de agosto 2017
Por Senar

Após 17 encontros, sete turmas já encerraram o Programa Empreendedor Rural (PER) em 2017 no estado de Santa Catarina. A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e tem como objetivo principal trabalhar a gestão das propriedades e estimular o empreendedorismo no meio rural. “Ficamos satisfeitos em ver o interesse pela qualificação e expansão de conhecimentos voltados ao agronegócio em todo o território catarinense”, afirma o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Atalanta, Ituporanga, Witmarsum, Jupiá, Massaranduba, Videira e Iomerê são os municípios que tiveram a participação de 165 pessoas no PER, em parceria com os respectivos sindicatos rurais: Agrolândia, Ituporanga, Rio do Oeste, Galvão, Massarambuba e Videira. A formatura está prevista para dezembro, em São José/SC. A coordenadora estadual do programa Nayana Setubal Bittencourt explica que, em 2017, serão formadas 25 turmas e aproximadamente 600 participantes. “Desde 2007 foram executadas 209 turmas do Programa Empreendedor Rural em Santa Catarina, sendo que neste período concluíram o programa 3.819 produtores rurais”. Além disso, destaca que “o PER é um excelente incentivo para a permanência de jovens no campo, demonstrando as inúmeras opções viáveis para melhoria e expansão da propriedade”.

Turma de Atalanta.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, observa que o programa também estimula o debate e a formação de lideranças. “A cada módulo, os participantes aprendem como calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos, administrando de maneira eficiente as propriedades rurais”.

O programa é desenvolvido em 136 horas e mescla conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos fundamentais para o desenvolvimento humano, estimulando a sucessão familiar e esclarecendo aspectos jurídicos relacionados às propriedades.

Turma de Iomere.

Ao final do programa cada participante elabora um projeto que tem como foco desenvolver ações que venham a melhorar a administração de suas empresas rurais, seja implantando uma nova atividade ou ampliando as já existentes. “São iniciativas que chegam para somar com visão de crescimento para garantir maior rentabilidade e sustentabilidade das propriedades. Todos esses avanços também refletem na qualidade de vida dos produtores rurais”, avalia o presidente do Conselho Administrativo do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br