Logo CNA

Produzir queijo mudou a vida de família em São Brás do Suaçuí (MG)
Queijo cana velha

Dois queijos da queijaria Cana Velha venceram o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022

5 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (05/09/2022) – A família Silva Melo, de São Brás do Suaçuí (MG), começou a produzir queijo de forma despretensiosa em 2018. De lá para cá, após muito estudo e vários experimentos, a produção foi aprimorada e nasceu a queijaria Cana Velha, uma das vencedoras do prêmio CNA Brasil Artesanal de Queijos 2022.

O sonho da família era ter um pedaço de terra e viver do que produzia, mas a vida deles em Belo Horizonte impedia a dedicação exclusiva à propriedade em São Brás do Suaçuí.

Inicialmente, a produção de leite foi a forma que encontraram para custear as despesas da propriedade, mas depois surgiu a ideia de aproveitar o que sobrava do leite vendido para fazer queijo.

Produção de queijo_Queijaria Cana Velha

“Começamos de forma despretensiosa, produzindo apenas para nosso consumo. Quando me aposentei, procurei uma forma de aproveitar o leite que sobrava, então estudei várias formas de produção e conseguimos chegar a um sabor suave. A profissionalização veio com minha filha, Larissa, que resolveu organizar e tocar a produção”, afirma a produtora Helena Melo.

Hoje cada um da família tem uma função na queijaria, explica Helena. “Eu e minha filha produzimos, meu marido comercializa, meu filho mais velho cuida da rede social e o mais novo fotografa os queijos.”

No prêmio CNA Brasil Artesanal, a queijaria ficou em segundo lugar na categoria Tratamento Térmico com o queijo Cana Velha Tradicional e em quarto lugar na categoria Aromatizados com o queijo Cana Velha maturado no café.

Produtora Helena Melo

“Nos inscrevemos no concurso da CNA porque acreditamos que nos proporcionaria uma maior visibilidade e, consequentemente, um aumento nas vendas. A classificação mostra que estamos no caminho certo. Com o valor do prêmio, vamos comprar equipamentos para a queijaria”, ressalta Helena.

Os queijos da Cana Velha já venceram outros prêmios como o 1° Mundial do Brasil em Araxá, onde o Tradicional ganhou medalha de ouro e o Cana Velha maturado no café ganhou a medalha de super ouro.

Além dos dois, a família também produz o queijo Imperial e vende a produção pela internet, por meio de parceiros comerciais e na própria fazenda.

Queijo Cana Velha Imperial

“Uma coisa muito importante da premiação é a valorização do pequeno produtor e, consequentemente, uma melhoria de vida com sua fixação no meio rural”, finaliza a produtora.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Arquivo pessoal
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas