Logo CNA

Santa Catarina

Inscrições abertas para o curso gratuito do Programa Cadec Brasil
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Aulas são 100% online

20 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com as inscrições abertas para o Curso do Programa CADEC Brasil (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração). A iniciativa qualifica produtores integrados de aves e suínos para aumentar seu poder de negociação junto à agroindústria e alcançar mais benefícios. A participação é gratuita, as aulas são 100% online e contabilizam 32 horas de curso.

Podem participar produtores integrados do sistema agrossilvipastoril que buscam compreender as novidades trazidas pela Lei da Integração, bem como capacitar-se para planejar e conduzir reuniões, aplicar técnicas de negociação e gerenciar os custos da produção. O Sistema Faesc/Senar-SC orienta ao público-alvo catarinense para que aproveite essa oportunidade e se inscreva para o curso.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo , explica que a qualificação será fundamental para o produtor entender as novidades da Lei nº 13.288/2016 para o modelo de negócio do produtor integrado. As aulas incorporam as técnicas de organização e condução de reuniões, negociação e gerenciamento de custos de produção para obtenção de melhores resultados nas negociações com a agroindústria.

O critério de participação é ter idade igual ou superior a 16 anos. Também é necessário estar atento a algumas exigências técnicas como: acesso à internet (recomendado banda larga); navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome na versão atual ou imediatamente anterior; cookies liberados no navegador; plug-in Adobe Flash Player 10 (ou superior) instalado; Java Script liberado no navegador; caixa de som ou fone de ouvido (para ouvir os áudios) e resolução mínima do monitor de 1024 x 768. Os produtores participantes recebem certificado.

Informações e registro de interesse pelo https://ead.senar.org.br/cursos/cadec .

CADECs EM SANTA CATARINA

Visando fortalecer e organizar a representatividade dos produtores rurais integrados, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), vem atuando na organização das CADECs no Estado, prestando assessoria técnica e jurídica gratuita aos suinocultores, avicultores e fumicultores. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre a Lei de Integração; assessorar e estruturar as comissões para cumprir seu propósito de acompanhar, desenvolver e conciliar a integração, como o próprio nome diz, além de incentivar e orientar para legalização jurídica dos produtores integrados das cadeias da fumicultura, suinocultura e avicultura.

Para isso, o Sistema Faesc/Senar-SC oferece assessoria técnica e jurídica de forma gratuita , às CADECs. O presidente José Zeferino Pedrozo frisa que neste ano a entidade segue firme na missão de fortalecer a atuação das comissões para manter cada vez mais organizada a representatividade dos produtores rurais integrados. “Nossas equipes do setor estão preparadas para esclarecer dúvidas sobre a Lei de Integração, assessorar em todo o processo de constituição de fato e de direito das CADECs e sobre o contrato de integração, mediar as negociações com as agroindústrias referentes aos pontos em que não ocorreram consenso, disponibilizar modelos de edital, atas, regimento, lista de presença, cartas, entre outros”.

A iniciativa possibilita, ainda, realizar o levantamento do custo de produção com prestadores de serviços credenciados pelo Sistema Faesc/Senar. Também disponibiliza, em parceria com os Sindicatos Rurais, as estruturas das entidades sindicais para as reuniões, capacitação de todos os membros das CADECs e demais produtores integrados, além de ensinar técnicas de negociação e gestão dos custos de produção, entre outros.

Pedrozo salienta que a coleta e a sistematização dos custos de produção são importantes, pois oportunizam fornecer aos produtores integrados uma referência real das respectivas atividades, permitindo um controle mais efetivo e a gestão do negócio. Além disso, o levantamento pode ser usado em negociações com a agroindústria integradora por meio das CADECs.

O papel institucional da Faesc é criar e promover um ambiente de diálogo. “Nosso propósito é equilibrar a relação entre produtores integrados e integradora, encontrar consenso e, acima de tudo, buscar soluções para que os dois lados – produtores e agroindústria – tenham sustentabilidade na sua atividade”, ressalta o presidente.

Para prestar os serviços e atender às demandas técnicas, o Sistema Faesc/Senar-SC conta com o trabalho dos consultores técnicos Vanderlei Zanini e Renato Adílio Rodrigues.

Interessados em acessar a estrutura e as capacitações de grupos de produtores integrados podem entrar em contato pelos e-mails: cadecsuinocultura@faesc.com.br , cadecavicultura@faesc.com.br , cadecfumicultura@faesc.com.br ou procurar o Sindicato Rural de seu município.