Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal terá júri popular no dia 18 de novembro
53041235783 94eb61b702 c 2

Degustação de vinhos e espumantes será realizada no Casapark, em Brasília (DF)

8 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (08/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, no próximo dia 18 de novembro, às 11h, a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal de vinhos e espumantes. A degustação acontecerá no Casapark, em Brasília.

Esta fase será voltada para o público em geral, que vai provar 20 rótulos, sendo cinco em cada uma das quatro categorias do concurso: vinho branco; vinho tinto; espumante moscatel; e espumante método charmat ou tradicional.

Imagem

As amostras finalistas são provenientes do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. No entanto, os degustadores não saberão a marca dos produtos.

Segundo a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, o concurso é um reconhecimento dos dois produtos para mostrar a qualidade das bebidas brasileiras. “A qualidade dos vinhos e espumantes chamou a atenção de todo o corpo de jurados técnicos e, com certeza, vai agradar as pessoas no júri popular”, destaca Fernanda.

O prêmio é realizado pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

Etapas - O concurso avaliou 144 marcas de vinhos e espumantes de pequenos produtores rurais. O júri técnico, composto por 15 especialistas, selecionou 20 rótulos, que serão avaliados agora pelo júri popular.

Júri técnico avaliou 144 rótulos do concurso Júri técnico avaliou 144 rótulos do concurso

A última etapa do concurso é a análise das histórias dos vinhos e espumantes, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

Prêmio – O concurso é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames e cachaças e azeites.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação