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Acre

Palestra realizada na Faeac incentiva produtores a credenciarem armazéns na Conab
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Encontro aconteceu na quarta (7)

9 de agosto 2024

Por: Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre

Fonte: Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveram a palestra ‘Requisitos de Credenciamento de Armazéns & Estoques públicos de Grãos’ nesta quarta-feira, 7, no auditório da Faeac, para incentivar produtores rurais de milho e soja a credenciarem os silos e armazéns junto a Conab para impulsionar a comercialização, estimulando a cadeia do agronegócio e fomentando a economia do Acre.

A produção de milho e soja no Acre apresentou um substancial crescimento nos últimos anos. O avanço na plantação de grão consolida o estado acreano como a nova e promissora fronteira agrícola do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostra que o volume das safras de milho e soja saltou de de 61,3 mil toneladas no início da década de 1990 para 178,6 mil toneladas em 2022.

Conforme levantamento da Companhia, atualmente, o Acre possui 40 armazéns com capacidade estatística de 81,6 mil toneladas. Nenhum destes armazéns são credenciados pela Conab, que viabiliza a formação de estoques públicos de milho no estado.

A Conab faz a gestão do cadastro de todo o parque armazenador do país, contendo informações como a quantidade, localização, tipo de estocagem, qualificação técnica e capacidade estática de armazenagem. É possível consultar as empresas e os armazéns cadastrados por razão social, CNPJ ou CPF do agente armazenador ou do proprietário e pelo número do Código do Armazém (CDA).

Para explicar toda metodologia e os requisitos necessários para esse credenciamento, a Companhia trouxe gerente de Cadastros e Credenciamento de Armazéns e Silos da Conab Matriz, Saulo Tomiyoshi Medeiros, para apresentar a palestra. Engenheiro agrícola com pós-graduação em gestão pública, Saulo Tomiyoshi atua há 11anos na Conab.

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, também representou o Fórum Empresarial do Acre no evento. Segundo ele, a ideia é construir um aparato de mecanismos e instrumentos de proteção para o produtor rural com a propagação das informações. Um dos principais pecuaristas do Acre, Veronez destacou que o credenciamento é importante porque o produtor passa a comprar milho do mercado local, ao invés de comprar de outros mercados, como da Região Centro-Oeste.

“Estamos trazendo informações para os empresários donos de silos para que possam se credenciar e receber esses produtos, especialmente milho, para armazenagem e depois regular o mercado, colocar à disposição do consumidor em um momento adequado. É mais um instrumento que a gente vai construindo para dotar o Acre de todas as políticas importantes para fortalecer o desenvolvimento da agricultura, principalmente do milho e da soja”.

Credenciamento

A superintendente regional da Conab no Acre, Alessandra Ferraz, disse que a companhia trabalha, atualmente, com a venda de milho para pequenos criadores de animais. Contudo, o grão é importado do Mato Grosso porque o estado acreano não tem estoque público. O atendimento a esses criadores é feito por meio do Programa de Venda em Balcão, que tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

“Queremos mudar essa configuração, queremos prestigiar a produção local e sabemos que o Acre tem como um dos pilares de sua economia o agronegócio e a produção de milho é cada vez mais crescente. O Acre tem capacidade qualitativa e quantitativa para fornecer milho para a Conab. Existem silos que já têm esses requisitos técnicos qualitativos em consonância com o que a Conab exige. Estamos muito animados para que a gente consiga a médio e longo prazo o credenciamento de terceiros para celebrarmos esses contratos no Acre todo”.

O credenciamento é a formalização de contrato de depósito para a prestação de serviço na guarda e conservação de produtos de propriedade da União ou da Conab. Segundo a companhia, esse credenciamento poderá, por exemplo, incentivar a produção de grão na região, garantir a participação dos produtores nos leilões realizados pela companhia e a estabilidade de preço ao consumidor.

“Temos 40 armazéns cadastrados no Acre e nenhum está credenciado. Qual a importância de a gente ter um armazém com contrato de depósito? Isso permite que a gente aumente a operação de venda em balcão, que é um programa que temos de venda de milho e que façamos a aquisição de milho no Acre, de produção local. Para fazer essa aquisição, precisamos de uma estrutura de armazenagem a granel”, ressaltou o gerente de Cadastros e Credenciamento de Armazéns e Silos da Conab Matriz, Saulo Tomiyoshi Medeiros.

Participaram ainda do evento a coordenadora Tíssia Veloso, a superintendente regional da Conab no Acre, Alessandra Ferraz, o pesquisador da Embrapa e coordenador da Câmara Técnica de Agronegócio, Judson Valentim, o vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Batista, Elias Machado, representando o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), o Superintendente dos Correios, Itamar Souza, Jaurícia Ferreira, representando a Agência de Negócios do Acre (Anac), o presidente Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), Pádua Bruzugu, a gerente técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Márcia Ferreira, dentre outros representantes de instituições financeira, de ensino, de órgãos públicos e privados.

(Com informações do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre)

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