Logo CNA

Na AgroBrasília, Sistema CNA/Senar divulga ações e promove degustação de café com chocolate
Whats App Image 2023 05 26 at 14 57 07

Harmonização ocorreu na sexta (26)

26 de maio 2023
Por CNA

Brasília (26/05/2023) – No quarto dia da Feira de Tecnologia e Negócios do Agro (AgroBrasília), o Sistema CNA/Senar divulgou ações e projetos e promoveu degustação e harmonização de café e chocolate premiados.

A assessora técnica da entidade Fernanda Regina da Silva explicou que a participação nas feiras dos produtores atendidos no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA é uma oportunidade de aproximação com o consumidor final.

“Quando o consumidor vem na feira, conhece um produto de qualidade como esses que trazemos, o produtor consegue agregar valor e abrir portas para o seu produto”, disse Fernanda.

O chocolate harmonizado com o café é da marca Kalapa, de Belo Horizonte, e ficou em 2º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2021. Para a produtora Luiza Dantas Santiago, expor e comercializar no estande é uma oportunidade de mostrar ao público a história do produto e como ele é feito.

“Esse tipo de chocolate que a gente faz ainda é novo no mercado e esse contato com o público é muito gostoso, é uma troca é muito interessante”, afirmou.

Imagem

Além do chocolate premiado 70% cacau, Luiza levou para a feira as variedades “branco com leite de gergelim” e “nibs de cupuaçu”; “ao leite de coco tostado 61% cacau”; “crocante com castanha de baru” e cumaru” e “70% com flor de sal e limão”.

A especialista Bárbara Soares destacou que harmonização é unir, contrastar ou complementar elementos de um ingrediente e outro. “O café premiado tem torra média, traz notas de chocolate, caramelo e tem acidez pronunciada. Já o chocolate é puro, tem uma leve secura e é bem marcante na boca. Juntos, eles se complementam em aroma e sabor”.

Imagem

E quem degustou, aprovou. O agrônomo Alessandro Henrique Araújo já conhecia a feira e sempre visita para se atualizar e conhecer as novas tecnologias de mercado. Depois da harmonização, ele entendeu como o café deve ser feito e apreciado. “Geralmente eu bebo o café que tiver, com açúcar ou sem. Realmente é muito diferente, não temos hábito de consumir dessa forma, então foi uma experiência nova”.

Wesley Barbosa de Oliveira também é agrônomo e disse que está acostumado a tomar café em casa e com açúcar. “A gente acha que esse tipo de café puro é estranho, mas o sabor é gostoso e, junto com o chocolate, ficou ótimo também”. O administrador Douglas Fernandes é fã de café e achou a experiência ótima. “Senti o equilíbrio no sabor”.

Já a assessora Giovana Beatriz disse que foi uma sensação diferente experimentar o café sem açúcar, junto com o chocolate 70%. Para a engenheira agrônoma Andreia de Oliveira, o mais interessante da experiência foi aprender a harmonizar os produtos. “Essa ação que a CNA trouxe é uma oportunidade de valorizar o pequeno produtor e um produto que é feito no nosso país”.

Alex Augusto Gonçalves e Andreia de Oliveira Alex Augusto Gonçalves e Andreia de Oliveira

O oceanógrafo Alex Augusto Gonçalves informou que sempre gostou de café e chocolate e disse que a harmonização foi interessante porque não tem o costume de consumir os dois produtos juntos. “Valeu a pena aprender um pouco mais”.

O público que passou pelo estande do Sistema CNA/Senar também conheceu ações e projetos, como o ID Agro, a Rede ETeC, a Faculdade CNA, o HUB CNA Digital e os óculos de realidade virtual que permitem conhecer uma queijaria. A programação voltada para inovação e tecnologia segue até sábado (27).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas