Paraná
Medida Provisória altera prazo para regularização do PRA

Produtor rural será convocado pelo órgão ambiental e, após essa data, terá 180 dias para assinar o termo de compromisso ao Programa de Regularização Ambiental
Nesta segunda-feira (26), o Diário Oficial da União trouxe publicada a Medida Provisória (MP) 1.150/2022, que altera o prazo para que agricultores se inscrevam no Programa de Regularização Ambiental (PRA). A MP 1.150/2022 prevê que o órgão ambiental precisa convocar o produtor rural e, após essa data, ele tem 180 dias para responder e/ou assinar o termo de compromisso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A adesão ao CAR é um pré-requisito para produtores rurais possam usufruir dos benefícios do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
“Muitos dos mecanismos previstos no Código Florestal ainda não foram implantados, incluindo o PRA. Precisamos criar condições para que os produtores façam a adesão ao PRA e, principalmente, para que as informações prestadas pelos agricultores no CAR sejam analisadas pelo poder público. Isso é condição básica para que o Código Florestal passe a ter todos seus mecanismos devidamente implementados”, diz o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “A FAEP pediu ajuda ao deputado federal Ricardo Barros para dar urgência a matéria da prorrogação da adesão ao PRA, pois poucos cadastros foram analisados no Paraná”, complementa.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que compõe base de dados importante para o planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento. Ao aderir ao PRA, o proprietário da área rural compromete-se com regularização de suas pendências ambientais e, se aderir dentro do prazo previsto, poderá ter benefícios como a metodologia de regularização, por exemplo.
Áreas de atuação

CT de Bovinocultura de Corte da FAEP prepara ações contra cisticercose
Apesar de ter havido redução do número de casos no ano passado, registros recentes preocupa produtores paranaenses

Integrantes da CEMF participam de encontro com deputadas em Brasília
Evento fez parte da estratégia de formação de líderes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, criada em 2022

Preço e sanidade estão na pauta da cadeia leiteira do Paraná em 2023
Entre os temas também constam reforma tributária, redução de custos e realização de um diagnóstico do setor

Senar-PR seleciona instrutores para cursos na área de aves
Dois editais estão com inscrições abertas ao longo do mês de abril