Mão de obra impacta custo de produção do leite em Rondônia
Projeto Campo Futuro levantou informações da atividade no município de Ouro Preto do Oeste
Brasília (22/05/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro estiveram na terça (21) no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, para levantar os custos de produção da pecuária de leite da região. O encontro reuniu produtores rurais, técnicos e pesquisadores.
O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Rodrigues, disse que o objetivo do painel foi definir a propriedade típica da região e discutir os desafios produtivos e os gargalos financeiros a partir dos resultados dos custos.
“A nossa intenção foi mostrar para o produtor que o custo de produção é algo essencial no sistema produtivo e cabe a ele controlá-lo para ter certeza se a atividade está sendo rentável ou não”.
Segundo ele, o principal gargalo apontado pelos produtores foi o custo com mão de obra, que impactou em R$ 0,31 por litro de leite.
“O produtor precisa ter isso controlado em planilha, porque a partir daí ele consegue traçar iniciativas que vão diluir esse custo com mão de obra. A ideia é exatamente essa, saber onde está o gargalo do custo e trabalhar para obter um sistema produtivo mais eficiente”, explicou Thiago.
Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste, Kássia Jane Freire, a iniciativa foi importante para aproximar a CNA do produtor e ajudá-lo a melhorar a gestão dos cálculos e das contas da atividade.
“Foi fundamental saber o quanto estão gastando e lucrando com a pecuária de leite. Quando colocamos na ponta do lápis é que os dados se tornam palpáveis e os produtores conseguem enxergar melhor os resultados”.
“A metodologia apresentada mostrou que o produtor pode fazer uma dinâmica melhor da sua área e pode usar ferramentas para baratear os custos de produção, com isso ele aumenta o desempenho da produção de leite”, disse o produtor Rodrigo Venâncio Santana.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil