Logo CNA

Live discute produção de leite em Compost Barn
50127177466 281401bf40 c

Encontro promovido pelo Sistema CNA/Senar reuniu consultor e produtores rurais

18 de novembro 2021
Por CNA
Por Senar

Brasília (18/11/2021) – O Sistema CNA/Senar promoveu a live “Produção de Leite em Compost Barn”, na quinta (18).

O debate foi moderado pelo assessor técnico do Senar, Vilton Júnior, e teve como participantes o médico veterinário e consultor em Sistemas Compost Barn, Luis Einar; o médico veterinário especialista em pecuária leiteira, Marcos Freitas; e o produtor rural em sistema Compost Barn, João Vicente.

Criado por produtores de leite norte-americamos em meados da década de 80, o Compost Barn é um sistema para alojamento de vacas leiteiras que visa melhorar o conforto e o bem-estar dos animais e, consequentemente, os índices de produtividade do rebanho.

A estrutura é constituída, basicamente, por um galpão ventilado, com poucas divisórias, permitindo aos animais livre movimentação. Sua base é uma cama orgânica em processo controlado de compostagem, proporcionando uma área de repouso coletivo, numa superfície seca e confortável.

“Temos acompanhado que o sistema de produção de leite em Compost Barn está crescendo muito no Brasil, com diversos galpões sendo construídos e incrementando a nossa produção de leite. Hoje, estamos entre os cinco maiores países produtores de leite do mundo e, cada vez mais, participando de forma significativa no valor bruto de produção”, afirmou Vilton Júnior.

Luis Einar fez um histórico sobre a criação do sistema e destacou as vantagens, cuidados, tipos de galpões e equipamentos, entre outros pontos. Segundo ele, existem mais de duas mil fazendas trabalhando com Compost Barn no Brasil e a tendência é ampliar esse número nos próximos anos.

Na sequência, os produtores rurais contaram as suas experiências com a utilização do sistema. Marcos Freitas falou sobre a trajetória da Cabanha Gema, em Santa Rosa (RS), enquanto João Vicente, da Fazenda Serra do Bálsamo, em Guapó (GO), revelou como faz a produção de queijos artesanais com animais criados em Compost Barn.

Leia mais sobre o assunto:

Compost barn: o que é e quais suas vantagens

Produtor rural de Xanxerê implementa técnica americana Compost Barn para produção de leite

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas