Goiás
Notícias
400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira
Evento trouxe as transformações positivas promovidas pela Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG), bem como as tendências para melhoria de manejo e lucro
A Fazenda Tamanduá, da produtora Geneci Vieira, de 72 anos, que fica em Israelândia, próximo a Iporá, há 200 km de Goiânia, foi o palco do Dia de Campo Senar Mais Leite, marcado pela troca de conhecimentos e pela demonstração de práticas de sucesso na pecuária leiteira.
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, destacou na abertura, a importância da Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG) na transformação das propriedades rurais do estado. “A parceria entre o Senar e os produtores tem sido fundamental para o desenvolvimento da pecuária leiteira em Goiás. Casos como o da Fazenda Tamanduá são um reflexo de que, com a ajuda de técnicas de manejo adequado, nutrição e genética, podemos alcançar resultados significativos”, afirmou.
Com cerca de 400 participantes, entre produtores rurais, técnicos e interessados no setor, o evento foi uma oportunidade atualização sobre as mais recentes estratégias de produção leiteira. Nas estações foram apresentadas técnicas de reprodução e melhoramento genético, produção de volumoso acessível e custo do litro de leite produzido na fazenda. Já as palestras trouxeram os resultados do Programa Senar Mais Leite na Fazenda Tamanduá, com o técnico de de Campo Edmar Mesquita Borges da Silva e a apresentação do panorama e perspectivas da cadeia de leite em Goiás com a supervisora, de ATeG Mirianny Urzeda.
A Fazenda Tamanduá, gerida por Dona Geneci, seu genro Valdeci Almeida e com participação dos netos Géssica e Dionatan se tornou um exemplo de sucesso no setor. Com o auxílio da ATeG, oferecida pelo Senar Goiás, a família mais que dobrou a produção de leite na propriedade, alcançando um impressionante aumento de 166%.
O trabalho conjunto entre a experiência de Dona Geneci e as orientações técnicas do técnico de campo do Senar Goiás Edmar Borges, tem mostrado que, com a orientação certa e investimentos em boas práticas, é possível alcançar resultados extraordinários, mesmo em um setor tão competitivo.
“Em dois anos e meio de acompanhamento técnico, implantarmos piquetes para acelerar o desenvolvimento de novilhas pra depois emprenhá-las. Foi feita análise de solo e adubação da área que já estava formada e troca de campim em uma das áreas. A produção que era de 4.500 litros de leite por mês, atualmente está em 12. 000 litros. A próxima etapa é aumentar a quantidade de transferência de embrião, realizar o plantio de milho pra silagem, intensificar ainda mais as áreas de pastagens, fazer a mistura do concentrado na propriedade”, conta Edmar.
Dona Geneci, com experiência de anos no campo, compartilhou um pouco de sua trajetória e a importância de manter uma visão de futuro, aliando tradição e inovação. “A assistência técnica do Senar foi fundamental para conseguirmos entender melhor o que precisávamos ajustar em nossa propriedade. O aumento na produção de leite não veio apenas com as orientações, mas também do nosso compromisso em aplicar tudo o que aprendemos”, disse.
Já Valdeci, que tem se dedicado a implementar as orientações técnicas recebidas do Senar Goiás , ressaltou a importância do apoio contínuo e da adaptação às novas demandas do mercado. “Estamos sempre buscando melhorar. A assistência do Senar Goiás nos ajudou a fazer isso de forma mais eficiente, com soluções práticas e que trouxeram resultados reais”, afirmou.
O evento terminou com um delicioso almoço servido aos participantes. O Dia de Campo na Fazenda Tamanduá não apenas celebrou o sucesso de uma família produtora, mas também reforçou a importância da parceria entre produtores e entidades como o Senar Goiás para o crescimento sustentável da pecuária no estado.
Comunicação Sistema Faeg/Senar