ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Goiás

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira
0597ac8e 3bc0 4193 af5e ad4cfc26207c

Evento trouxe as transformações positivas promovidas pela Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG), bem como as tendências para melhoria de manejo e lucro

30 de novembro 2024

A Fazenda Tamanduá, da produtora Geneci Vieira, de 72 anos, que fica em Israelândia, próximo a Iporá, há 200 km de Goiânia, foi o palco do Dia de Campo Senar Mais Leite, marcado pela troca de conhecimentos e pela demonstração de práticas de sucesso na pecuária leiteira.

O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, destacou na abertura, a importância da Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG) na transformação das propriedades rurais do estado. “A parceria entre o Senar e os produtores tem sido fundamental para o desenvolvimento da pecuária leiteira em Goiás. Casos como o da Fazenda Tamanduá são um reflexo de que, com a ajuda de técnicas de manejo adequado, nutrição e genética, podemos alcançar resultados significativos”, afirmou.


Com cerca de 400 participantes, entre produtores rurais, técnicos e interessados no setor, o evento foi uma oportunidade atualização sobre as mais recentes estratégias de produção leiteira. Nas estações foram apresentadas técnicas de reprodução e melhoramento genético, produção de volumoso acessível e custo do litro de leite produzido na fazenda. Já as palestras trouxeram os resultados do Programa Senar Mais Leite na Fazenda Tamanduá, com o técnico de de Campo Edmar Mesquita Borges da Silva e a apresentação do panorama e perspectivas da cadeia de leite em Goiás com a supervisora, de ATeG Mirianny Urzeda.

A Fazenda Tamanduá, gerida por Dona Geneci, seu genro Valdeci Almeida e com participação dos netos Géssica e Dionatan se tornou um exemplo de sucesso no setor. Com o auxílio da ATeG, oferecida pelo Senar Goiás, a família mais que dobrou a produção de leite na propriedade, alcançando um impressionante aumento de 166%.

O trabalho conjunto entre a experiência de Dona Geneci e as orientações técnicas do técnico de campo do Senar Goiás Edmar Borges, tem mostrado que, com a orientação certa e investimentos em boas práticas, é possível alcançar resultados extraordinários, mesmo em um setor tão competitivo.

“Em dois anos e meio de acompanhamento técnico, implantarmos piquetes para acelerar o desenvolvimento de novilhas pra depois emprenhá-las. Foi feita análise de solo e adubação da área que já estava formada e troca de campim em uma das áreas. A produção que era de 4.500 litros de leite por mês, atualmente está em 12. 000 litros. A próxima etapa é aumentar a quantidade de transferência de embrião, realizar o plantio de milho pra silagem, intensificar ainda mais as áreas de pastagens, fazer a mistura do concentrado na propriedade”, conta Edmar.


Dona Geneci, com experiência de anos no campo, compartilhou um pouco de sua trajetória e a importância de manter uma visão de futuro, aliando tradição e inovação. “A assistência técnica do Senar foi fundamental para conseguirmos entender melhor o que precisávamos ajustar em nossa propriedade. O aumento na produção de leite não veio apenas com as orientações, mas também do nosso compromisso em aplicar tudo o que aprendemos”, disse.


Já Valdeci, que tem se dedicado a implementar as orientações técnicas recebidas do Senar Goiás , ressaltou a importância do apoio contínuo e da adaptação às novas demandas do mercado. “Estamos sempre buscando melhorar. A assistência do Senar Goiás nos ajudou a fazer isso de forma mais eficiente, com soluções práticas e que trouxeram resultados reais”, afirmou.

O evento terminou com um delicioso almoço servido aos participantes. O Dia de Campo na Fazenda Tamanduá não apenas celebrou o sucesso de uma família produtora, mas também reforçou a importância da parceria entre produtores e entidades como o Senar Goiás para o crescimento sustentável da pecuária no estado.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Matérias Relacionadas