Logo CNA

Instrutoras do programa Mulheres em Campo participam de treinamento em Salvador
Treinamento ba mulheres em campo 0 44660600 1515060940

O treinamento é vivencial e as novas instrutoras estão recebendo o mesmo treinamento que as produtoras futuramente irão receber

16 de maio 2017
Por Senar

Salvador está recebendo um treinamento para formação de novas instrutoras do programa Mulheres em Campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Durante toda a semana, 15 instrutoras de diversas regiões da Bahia estão aprendendo a nova metodologia do programa que será aplicada nas turmas do estado. A gestora nacional do programa Thaís Carrazza também está acompanhando o treinamento, que está sendo ministrado pela multiplicadora Juliana Krupp.

O treinamento é vivencial e as novas instrutoras estão recebendo o mesmo treinamento que as produtoras futuramente irão receber. No último dia, trabalharão aspectos relacionados à instrutoria do programa. Dessa forma, as instrutoras conseguem entender melhor a metodologia, além de conseguir prever as dúvidas que as produtoras podem ter.

A linguagem está mais simples e objetiva, mas o foco permanece o mesmo: desenvolver pessoal e profissionalmente a mulher rural. Esse é o novo Mulheres em Campo, antigo Com Licença Vou à Luta, programa ofertado pelo SENAR desde 2010 que passou por uma atualização e agora está com conteúdo direcionado ao fortalecimento da mulher no campo.

O Mulheres em Campo continua com cinco encontros de 8h cada, como era no Com Licença, porém, com novo cronograma: Diagnóstico e Empreendedorismo; Planejamento; Custos de Produção; Indicadores de Viabilidade e Comercialização e Desenvolvimento Pessoal.

A atualização do programa trouxe outras novidades como o manual da facilitadora e a instrutoria somente com mulheres. Essas mudanças aconteceram devido à parceria do SENAR Brasil com as Administrações Regionais que participaram ativamente com envio de sugestões, além das turmas-piloto realizadas na Bahia e em Santa Catarina nos meses de março e abril.

No segundo semestre está prevista a realização de mais de 300 turmas do Mulheres em Campo nos estados de Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Distrito Federal e Pará.

Assessoria de Comunicação do SENAR Bahia com SENAR Brasil
www.sistemafaeb.org.br