Notícias
Instituto CNA apresenta plataforma de IGs do café durante evento em São Paulo
Origens Brasileiras é realizado pelo Sebrae na quinta (28) e na sexta (29)
Brasília (28/11/2024) – A Plataforma de Controle, Gestão e Rastreabilidade das Indicações Geográficas (IGs) de Café foi apresentada, na quinta (28), durante o “Origens Brasileiras – VI Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, realizado pelo Sebrae, em São Paulo.
O sistema é uma iniciativa do Instituto CNA, Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e foi desenvolvido pela empresa Agtrace Rastreabilidade Agrícola, a partir de um edital de chamada pública, lançado em 2023.
O painel de apresentação da plataforma contou com a participação do diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, do gerente do Sebrae Nacional, Paulo Renato Cabral, do analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri, do CEO da Agtrace, André Maltz, e do presidente da Indicação de Procedência da Alta Mogiana e do Instituto Brasileiro dos Cafés de Origem, Jean Faleiros.
“Para nós é uma alegria muito grande apresentar essa ferramenta de origem controlada do café depois de uma jornada de desenvolvimento. Foram várias reuniões entre as entidades parceiras e as associações de regiões com Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO) para alcançar esse resultado”, afirmou Matheus.
Em sua fala, o diretor executivo adjunto do Instituto CNA destacou a importância da iniciativa, que vai garantir o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos, que possuem IG reconhecida, produzidos no país.
“Ainda temos alguns desafios, como potencializar e divulgar a plataforma para que se torne uma realidade no mercado doméstico e internacional, alcançando os compradores de cafés e também os consumidores”, disse.
Segundo Matheus Ferreira, a rastreabilidade já é uma tendência no mercado consumidor e veio para garantir ainda mais qualidade para os produtos. “Temos muita coisa boa produzida pelo Brasil e precisamos evidenciar o trabalho que é feito diariamente pelos produtores de cafés e de outros alimentos”.
O evento Origens Brasileiras ocorre na quinta (28) e na sexta (29) e conta com painéis e palestras sobre conteúdos técnicos e boas práticas de gestão, fortalecendo o papel das IGs e Marcas Coletivas (MC) no desenvolvimento de territórios e na formulação de políticas públicas. As assessoras técnicas da CNA, Fernanda Regina, e do Instituto CNA, Marina Zimmermann, acompanham os debates.
A Plataforma de Controle, Gestão e Rastreabilidade das Indicações Geográficas (IGs) de Café foi lançada na última quinta (21), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Saiba mais: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/instituto-cna-abdi-e-sebrae-lancam-plataforma-de-igs-do-cafe
Acesse o site da plataforma: https://origemcontrolada.agtrace.ag/