ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil edição de mel estão abertas até dia 7 de julho
Melgeral

Para participar, acesse o site do Sistema CNA/Senar

25 de junho 2024
Por CNA

Brasília (25/06/2024) – Produtores de mel de todo o país têm até o dia 7 de julho para fazer a inscrição no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O concurso é dividido em duas categorias, mel claro e mel escuro, com produção de até 10 toneladas por ano.

O prêmio é realizado pela CNA, em parceria com a Epagri/SC, Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

O concurso terá três etapas de avaliação: júri técnico, júri popular e avaliação das histórias dos produtores rurais. No júri técnico, especialistas do setor vão avaliar os produtos de acordo com os aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização. Nessa fase, eles irão selecionar 10 produtos, cinco de cada categoria.

No júri popular, a degustação será feita por consumidores em geral, em um local de grande circulação de pessoas. As duas etapas da avaliação serão realizadas às cegas. A última do concurso será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Segundo a assessora e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva, as avaliações, técnica e popular, fazem parte da estratégia de fortalecimento do produtor rural, dando visibilidade ao produto até leva-lo até o consumidor final.

“É um concurso muito diferenciado. Por um lado, todos os produtores rurais inscritos vão receber uma avaliação técnica do seu produto e têm a oportunidade para melhorar ainda mais a qualidade e competitividade. Por outro lado, levamos o produto até o consumidor final, que terá mais conhecimento sobre qualidade do produto em sua decisão de compra”, explica a assessora e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Mel – A produção brasileira de mel passou de 33 mil toneladas em 2005 para 61 mil toneladas em 2022. Em live realizada nesta semana no canal do YouTube do Sistema CNA/Senar, a especialista e integrante da Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira da Apicultura (CBA), Fabrícia Soriani, destacou que a meliponicultura é um setor muito promissor.

Brasil produz em média 61 mil toneladas de mel por ano Brasil produz em média 61 mil toneladas de mel por ano

Os principais estados produtores do Brasil são o Rio Grande do Sul, seguido bem de perto pelo Paraná, Piauí, Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Essa diversificação na produção de mel no país pode ser demonstrada nas inscrições já realizadas do Prêmio CNA Brasil.

“O que vem chamando a nossa atenção nas inscrições é que temos representantes de inúmeros estados brasileiros. Dá para afirmarmos que produzimos mel em todo o território brasileiro”, destaca Fernanda.

“Temos um grande potencial de crescimento de produção, de consumo interno e também de exportação. O mel brasileiro é reconhecido pela alta qualidade e a produção tem crescido em todo o país, com destaque para o Nordeste Brasileiro e para a Indicação Geográfica do Mel de Aroeira, de Minas Gerais”, destaca Fabrícia.

O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA realizada desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos e cafés.

Serviço:

Inscrições: até o dia 7 de julho pelo site da CNA
Envio das amostras: devem chegar à CNA até o dia 21 de julho
Endereço para envio das amostras dos produtos:

PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – MEL 2024
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601 Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo
CEP 70.830-903 Brasília/DF

Acesse o site com o regulamento e participe!

Matérias Relacionadas