ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Hub CNA participa de painel sobre oportunidades para o agronegócio na AgroBrasília
Danielle Hub CNA

Palestra foi realizada na quarta (22)

23 de maio 2024
Por Instituto CNA

Brasília (23/05/2024) – O Hub CNA participou, na quarta (22), do painel “Quais são as principais oportunidades para o agronegócio”, no Espaço Inovação e Negócios no Campo do estande do Sistema Fape-DF/Senar e Sebrae na AgroBrasília 2024.

A coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, debateu sobre o tema juntamente com o superintendente do Senar DF, Eduardo Schulter, e o coordenador geral de Articulação de Inovação do Ministério da Agricultura, Carlos Teles. O painel foi mediado por Eduardo Pinto, da Coti Aceleradora.

Durante o painel, Danielle abordou as principais oportunidades para startups com soluções voltadas para o agronegócio e destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Hub CNA. Ela apresentou os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais hoje em dia, as tecnologias e soluções que estão sendo utilizadas e como estas estão sendo implementadas para benefícios dos produtores rurais.

“O Hub CNA tem como propósito apoiar os produtores rurais de todo o Brasil, principalmente por meio da validação e testes de soluções tecnológicas inovadoras que geram valor dentro da porteira. Estamos focados em encontrar e validar soluções que atendam aos desafios enfrentados pelos nossos produtores", disse.

Segundo ela, a prospecção se concentra, sobretudo, em tecnologias voltadas pra pequenos e médios negócios rurais. "Este compromisso com a inovação e o suporte aos produtores é fundamental para fortalecer o agronegócio e garantir o crescimento e sustentabilidade do setor”, destacou a coordenadora do HUB CNA", afirmou a coordenadora.

Danielle Leonel, coordenadora do HUB CNA Danielle Leonel, coordenadora do HUB CNA

Danielle mostrou, ainda, as principais tecnologias que estão sendo prospectadas e testadas pelo Hub CNA. Como exemplo, destacou soluções de análise molecular de produtos como café, azeite, cacau e mel, além de tecnologias para identificação individual de animais e nanotecnologia para aumento de produtividade em regiões de escassez hídrica.

"Estamos focados em prospectar e testar soluções que possam realmente fazer a diferença para os produtores rurais. A análise molecular de produtos ajuda a garantir a qualidade e autenticidade, enquanto a identificação individual de animais melhora o manejo e a rastreabilidade", explicou Danielle.

Além disso, a coordenadora do Hub CNA destacou a importância de encontrar soluções para ampliar a conectividade rural, fundamental para a adoção de novas tecnologias. “Por conta do acesso limitado à internet, milhares de produtores rurais ainda estão privados de tecnologias que poderiam melhorar significativamente sua produtividade e eficiência. Precisamos de soluções que funcionem mesmo em áreas com conectividade limitada”, destacou Danielle.

A AgroBrasília, realizada de 21 a 25 de maio, é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos do Distrito Federal.