Logo CNA

Grupo Técnico de Sanidade Animal da CNA apresenta balanço das ações de 2017
X5l9853 1 0 48972800 1515008761

29 de novembro 2017
Por CNA

Brasília (29/11/2017) – O Grupo Técnico de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na terça (28) para apresentar o balanço das ações de 2017 e definir os temas prioritários para o próximo ano.

O Coordenador do GT, Décio Coutinho, afirmou que os principais assuntos debatidos ao longo do ano foram a resistência antimicrobiana, bem-estar animal, requisitos de qualidade para rotulagem de carne bovina in natura e o novo modelo de inspeção de produtos de origem animal.

“Além dessas ações, nós também desenvolvemos trabalhos conjuntos com as Comissões Nacionais da CNA para fortalecer as cadeias produtivas”.

Décio explicou que na pecuária de corte, as Federações da Agricultura do Amazonas, Amapá e Roraima atuaram com o GT para o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação. Já na cadeia produtiva de leite, foi pedido ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mais agilidade na importação de antígenos para realizar o teste de brucelose e tuberculose em animais.

“No setor de caprinos e ovinos, trabalhamos para regulamentar a comercialização de queijos artesanais. Na aquicultura e pesca, elaboramos cartilhas técnicas para orientar os produtores com relação ao Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos. E por fim, estabelecemos regras para compartimentação de aves e suínos”, disse Décio.

Os representantes do GT também debateram os temas prioritários para 2018. O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) estão na pauta.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas