Logo CNA

Minas Gerais

Gestão em Marketing e Produção Artesanal de Alimentos: cursos despertam empreendedores em Alterosa (MG)

25 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

Mesmo em plena pandemia, novos empreendimentos ganharam força, mostraram novos talentos e concretizaram sonhos em Alterosa. Esse é o resultado dos cursos de Gestão em Marketing e Produção Artesanal de Alimentos dos Sistema FAEMG/SENAR/INAES, promovidos no município em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais.

As redes sociais da Hora do Café, Dona Milu Quitandas e Formigueiro Bolos Alterosa comprovam o resultado do trabalho, que ganhou força nos últimos três meses com agradecimentos ao SENAR MINAS e à instrutora Lorraine Soares. Os clientes também ganharam mimos e doçuras no último dia 15, quando se comemorou o Dia do Cliente.


Gestão em Marketing e Produção Artesanal de Alimentos: cursos despertam empreendedores em Alterosa (MG) - SENAR MINAS

Da Dona Milu Quitandas, Luana Aparecida Rocha agradece as oportunidades que o ano 2020 lhe trouxe. “Consegui fazer dois cursos que me trouxeram muitos conhecimentos”. Luana passou por um processo rápido. Em junho participou do Gestão em Marketing, que despertou o seu lado empreendedor e a motivou a criar novos projetos. Logo após participou do curso de Produção Artesanal de Alimentos, uma área em que já atuava para a família e amigos. Ela apostou no segmento das roscas caseiras e, nesses dois meses de trabalho, atende Alterosa, Areado, Alfenas e Conceição da Aparecida. A divulgação do trabalho é feita via redes sociais pela página Dona Milu Quitandas. “Agradeço ao SENAR pela oportunidade e pelos conhecimentos agregados durante os cursos realizados”.

"Amor com as mãos"

Os cursos também mudaram a vida da Vanessa Barbosa Prado, que sempre teve a cozinha como o seu lugar preferido na casa. “Desde muito nova, produzia 'amor com as mãos'. Nos encontros de família, as guloseimas eram por minha conta”. Mesmo tendo passado pelo curso de Gastronomia, foi no curso de Gestão em Marketing que ela aproveitou os conceitos sobre como ser uma empreendedora e como se realizar da maneira correta.

“Fiz também o Curso de Produção Artesanal de Alimentos e, através dos cursos do SENAR, pude ter uma enriquecedora bagagem onde aprendi a desenvolver novas técnicas, novos sabores, inovações e dicas muito importantes para quem quer ser um profissional da cozinha. Os cursos foram de extrema importância para meu conhecimento da área”. Vanessa criou então o Formigueiro Bolos Caseiros. “Agradeço a Lorraine Soares Nutricionista pelos conhecimentos transmitidos e pela disposição em nos ajudar no que for preciso. Ela me ensinou coisas valiosas e dicas importantes que levarei para a vida toda”.

Gestão em Marketing e Produção Artesanal de Alimentos: cursos despertam empreendedores em Alterosa (MG) - SENAR MINAS

Do bairro para o município

A mesma evolução aconteceu com os amigos Álvaro Fernandes e Jean Lucas Custódio. A trajetória deles foi bem parecida com a de Vanessa e Luana. Eles passaram pelo curso de Gestão em Marketing e de Produção Artesanal de Alimentos, o que resultou em parceria e na criação do empreendimento “Hora do Café”.

Eles começaram atendendo no bairro, por sentirem a necessidade do local, mas o negócio cresceu e eles passaram a atender toda a cidade. Foram apenas dois meses de trabalho, mas que solidifica a cada dia com as encomendas pelas redes sociais. A produção da Hora do Café é de segunda a sexta-feira com entregas por delivery e encomendas via redes sociais.

Jean destaca que os produtos agradaram e que, mesmo depois do momento inicial, onde todos querem conhecer e experimentar, a produção se mantém e os rendimentos são satisfatórios para os sócios.

Trabalho em conjunto

Segundo a mobilizadora do Sindicato de Alterosa, Alice Souza, o resultado conquistado no município é também fruto do trabalho do Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Passos. "É muito gratificante vermos o quanto nossos ex-alunos cresceram nos últimos meses e começaram a atender um mercado que estava carente nesse período da pandemia”.

A instrutora Lorraine Soares acredita que os resultados indicam que o caminho está certo.” O Rodrigo Diniz (ex-gerente regional, falecido no início de setembro) sempre me incentivou a conhecer melhor o mundo do marketing, buscando a melhoria contínua pra desenvolver melhor os produtos e me impulsionando a fazer o mesmo com nossos alunos. Esse resultado é mérito dele também. Acredito na força empreendedora e Alterosa se destaca quando se fala de realização. Gratidão à mobilizadora Alice, que não mede esforços pra mobilizar as turmas e aos participantes que sempre estão comprometidos”.

Matérias Relacionadas