Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Fruticultura: em 2019, Senar/MS capacitou 5 alunos por dia
Goiaba curso minare 2

Fruticultura: em 2019, Senar/MS capacitou 5 alunos por dia

8 de janeiro 2020

Por: Vitor Ilis

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

O Senar/MS realizou em 2019 mais de 135 em cursos de FPR (Formação Profissional Rural) e PS (Promoção Social) na cadeia produtiva da fruticultura. Foram mais de 1,8 mil alunos em 12 meses, capacitando, em média, 5 estudantes por dia. Este é o tema do Educação no Campo dessa quarta-feira (08).

O instrutor Carlos Raimundo Crestani explica que o maior público dos cursos são pequenos produtores da agricultura familiar, oriundo de assentamentos, mas que a demanda tem aumentado também nas grandes propriedades. “Os cursos são 50% teóricos, onde os estudantes aprendem sobre gestão, valor social e econômico e 50% prático que é quando é ensinado o manejo e o cuidado adequado”.

“Se eu plantar uma fruta ela tem um manejo específico para ela, se eu plantar hortaliças ela tem um trato diferente. Depois vem o modo certo de realizar a colheita e a comercialização, onde é muito importante o valor econômico porque se trata da sobrevivência dos pequenos produtores”, afirma o instrutor.

São 13 cursos voltados a produção e manejo de pomares e frutas como: banana, goiaba, abacaxi, caju, frutas cítricas, maracujá, uva, coco, figo, mamão; além do curso de manejo de frutos como: tomate, pepino e berinjela e plantas em vasos.

Crestani também destaca a importância do aproveitamento de espaço e a questão fitossanitária. “Uma curiosidade muito importante que o Senar/MS desperta é esse aproveitamento de espaço. E é interessante quando você vai ministrar na área urbana e você tem um terreno pequeno e mesmo assim você consegue ter um bom aproveitamento”.

“Um ponto importante é manter a terra úmida e, não encharcada e nem seca, onde muitos acabavam com o plantio, pois manter água demais causa doenças. Quando eles tomam conhecimento do controle fitossanitário, eles conseguem ter dimensão da importância do cuidado e do manejo na produção”, finaliza.

Educação no Campo – Para participar dos cursos ou solicitar a Assistência Técnica para a propriedade, o interessado deve procurar o sindicato rural do seu município.

Quer saber mais sobre o Mercado Agropecuário? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis

Matérias Relacionadas