Logo CNA

Santa Catarina

Fruticultores aperfeiçoam conhecimentos durante visita técnica no sul do Estado
CNA IMAGEM PRINCIPAL

A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria do Sindicato Rural de Tubarão

17 de agosto 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Mais de 30 fruticultores que integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no sul catarinense participaram, recentemente, de uma visita técnica em uma propriedade no município de Treze de Maio. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria do Sindicato Rural de Tubarão.

O evento, realizado na propriedade do produtor Olirio Viel, foi organizado pelo técnico de campo da ATeG em Fruticultura Alex Longo Barbosa, pelo supervisor técnico Jaison Buss e pela supervisora regional Sueli Silveira Rosa . Entre as lideranças presentes estiveram o presidente do Sindicato Rural de Tubarão ( Maicon Reis) e o representante da Epagri de Jaguaruna ( Emerson Evald). Os agrônomos Diogo Wapler (Eletronando) e Danielli Zitteral (EPAGRI) palestraram sobre irrigação dos pomares .

A programação focalizou os aspectos gerenciais e possibilitou apresentar dados de campo na área de fruticultura e irrigação. “Os produtores estão empenhados com os bons resultados da cadeia produtiva e demonstraram satisfação com os resultados obtidos. O evento foi um sucesso e encerrou com almoço”, frisou a supervisora regional Sueli.

Para Maicon Reis, a reunião foi produtiva, especialmente pela apresentação dos resultados obtidos pelo grupo e, também, pela exposição das tendências futuras para planejamento dos produtores.

Jaison Buss salientou que as oficinas técnicas da ATeG por cadeia produtiva têm como objetivo trazer informações complementares às informações fornecidas mensalmente pelo técnico de campo. “São momentos de troca de experiências entre produtores rurais e técnicos com a finalidade de acessar informações práticas e objetivas sobre a cultura em questão”.

ATEG FRUTICULTURA

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes , explica que o programa capacita os produtores de frutas para o empreendedorismo e a gestão do negócio, ajuda a elaborar o planejamento estratégico da propriedade e, consequentemente, eleva a renda e a produtividade. “As ações envolvem todos os processos da cadeia produtiva e possibilitam aprofundar conhecimento nas áreas econômica, social e ambiental e na gestão do negócio”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta os expressivos resultados do programa não somente na região sul como em todo o Estado. “Santa Catarina vem conquistando espaço crescente na produção de uma variedade de frutas, como por exemplo, maçã, pitaia, banana, uva, pêssego, laranja, entre outras. Temos a certeza de que a assistência técnica e gerencial que oferecemos somada às ações de outras entidades e de órgãos como a Epagri são essenciais para fortalecer o setor”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , também ressalta que o programa oportuniza uma gestão sustentável, eficiente e lucrativa, não somente na região sul como em todo o Estado. “Vamos seguir firmes com o programa no próximo ano e nossas expectativas incluem fortalecer cada vez mais essa atividade tão importante na cadeia produtiva catarinense”.

Matérias Relacionadas