Logo CNA

Mato Grosso

Famato recebe visita de secretário de Política Agrícola para discutir demandas do setor agropecuário
Imagem do Whats App de 2024 01 15 as 17 19 26 a0653bb4

Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas as demandas do setor produtivo, políticas agrícolas e pecuárias

15 de janeiro 2024

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

Nesta segunda-feira (15/01), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu a visita do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller. O encontro reuniu representantes das entidades que compõem o Fórum Agro, sendo uma oportunidade para abordar questões essenciais do setor agropecuário.

Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas as demandas do setor produtivo, políticas agrícolas e pecuárias, além de abordar a preocupante quebra de safra da soja devido a condições climáticas adversas. O secretário destacou a importância de iniciar diálogos sobre essas demandas.

Geller enfatizou o compromisso em ouvir as necessidades do setor antes de propor soluções, destacando a atenção especial para questões como o acesso ao crédito, uma das principais preocupações levantadas durante a reunião. Os altos índices de juros, alcançando patamares de 14%, 15% e até 17%, foram apontados como um obstáculo significativo para os produtores, dificultando o acesso ao crédito e comprometendo a capacidade de pagamento.

O secretário revelou que o Ministério da Agricultura já está trabalhando em algumas frentes, incluindo a possibilidade de recursos para renegociar custeios em dólar. Contudo, Geller ressaltou a importância de aguardar as demandas e propostas do setor para consolidar as ações do governo.

Vilmondes Tomain, presidente do Sistema Famato, destacou a importância desse diálogo com o MAPA. “Esta reunião é um marco para o setor rural de Mato Grosso. Ao recebermos o secretário Neri Geller, estamos fortalecendo a representatividade do nosso setor e garantindo que as demandas e desafios enfrentados pelos produtores sejam devidamente compreendidos e endereçados pelo governo federal”, ressaltou Tomain.

O presidente elogiou a postura do secretário em ouvir as demandas antes de agir, destacando a complexidade das questões como acesso ao crédito e a necessidade de políticas agrícolas mais robustas. 'Estamos confiantes de que, ao consolidarmos esse diálogo, conseguiremos avançar na busca por soluções que beneficiem não apenas os agricultores e pecuaristas, mas toda a cadeia produtiva do nosso estado', concluiu Vilmondes Tomain, enfatizando o compromisso da Famato em trabalhar em parceria com o MAPA para o desenvolvimento sustentável do agronegócio mato-grossense.

Durante o encontro, acordou-se que os representantes das entidades presentes deverão sistematizar e documentar de maneira abrangente as demandas discutidas, as quais serão posteriormente encaminhadas ao secretário Neri Geller.

A reunião contou com a participação dos diretores da Famato Robson Marques (Administrativo Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais). O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, também esteve presente.

Matérias Relacionadas