Logo CNA

Faltam 4 dias para o fim do vazio sanitário do feijão em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais
End1460 0 63351500 1515008837

16 de outubro 2017
Por CNA

Por: Notícias Agrícolas

O vazio sanitário do feijão, teve inicio no dia 20 de setembro com duração de 30 dias. Para a cultura do feijão, o vazio sanitário tem como objetivo o controle da mosca-branca (Bemisia tabaci) e diminuir a quantidade de alimento para esse inseto, considerado uma das pragas mais prejudiciais para os produtores dessa cultura.

A eliminação de plantas vivas nesse período evita que o inseto se mantenha ativo e provoque danos às próximas safras, uma vez que ele é vetor de doenças, como o vírus do mosaico dourado do feijoeiro e o transmite no momento da sucção da seiva da planta. Nesta safra, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais determinaram período de vazio sanitário para o feijão.

O descumprimento de qualquer vazio sanitário acarreta multa ao produtor, interdição da propriedade e destruição do plantio. É de responsabilidade do produtor, proprietário, arrendatário ou ocupante das propriedades produtoras de soja, algodão e/ou feijão, a eliminação das plantas durante o período do vazio sanitário, bem como a destruição de todos os restos culturais ou soqueira.

Vazio Sanitário Feijão