Logo CNA

Paraná

Faep reforça a necessidade de segurança jurídica no meio rural
Invasoes FNL SP

Invasões no Estado de São Paulo durante o feriado de Carnaval acenderam o sinal de alerta no setor agropecuário paranaense

6 de março 2023

A invasão de fazendas na região de Presidente Prudente, no Oeste do Estado de São Paulo, por cerca de mil famílias ligadas à Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), no dia 19 de fevereiro, acendeu o sinal de alerta no meio rural do Paraná. Diante do ocorrido, a FAEP demostra preocupação em relação à segurança jurídica para que os agricultores e pecuaristas paranaenses possam continuar produzindo em suas propriedades.

Em relação à manifestação do movimento intitulado de "Carnaval Vermelho", realizado pela FNL, que consiste em ocupações rurais e urbanas, a FAEP repudia a invasão a propriedades públicas e/ou privadas.

“O produtor rural do Paraná ou de qualquer Estado precisa de segurança jurídica para poder trabalhar e produzir o alimento para os mercados interno e externo. Os recentes episódios ocorridos geram apreensão em uma escala geral”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Um país referência no agronegócio mundial e que exporta para centenas de outras nações não pode ter a sua imagem prejudicada por invasões ilegais. Precisamos que os governos federal e estadual e os órgãos responsáveis garantam o direito à propriedade privada e inibam, dentro da lei, qualquer forma irregular de invasão”, complementa.

Segundo Meneguette, a FAEP, que representa 168 sindicatos rurais e quase 80 mil produtores, vai continuar acompanhando a situação no Paraná e em outros Estados para evitar que os produtores rurais tenham prejuízos por não poderem tocar o próprio patrimônio e tê-lo destruído por eventuais invasões.

Áreas de atuação